Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2020

Os principais jornais internacionais continuam focados no desenrolar do surto de coronavírus, enquanto as tecnológicas e o setor automóvel estão em destaque entre as notícias de empresas.

O coronavírus continua a centrar atenções nos principais jornais internacionais, tendo sido confirmado um caso de uma mulher num cruzeiro e com a economia do Japão a começar a dar sinais de se ressentir ao surto. No campo empresarial, os líderes de Silicon Valley estão em Bruxelas para debater nova regulação europeia para o setor, a General Motors encerra operação na Austrália e Nova Zelândia e o supervisor de Espanha quer captar empresas para a bolsa.

Bloomberg

Mulher infetada com coronavírus em cruzeiro

Mais de três mil pessoas estão a ser procuradas pelas autoridades depois de ter sido confirmado um caso de coronavírus num cruzeiro. A mulher infetada esteve em contacto com milhares de outros passageiros, a quem já tinha sido dado ok para regressarem a casa, em 40 países diferentes. O novo caso é conhecido numa altura em que o número de mortos na China continental subiu para 1.770 e o número total de infetados para 70.548. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado e conteúdo em inglês).

The Japan Times

Economia do Japão dá maior tombo em cinco anos

O Japão registou, no quarto trimestre de 2019, a pior queda no Produto Interno Bruto (PIB) em cinco anos. A contração da economia japonesa — menos 1,6% entre outubro e dezembro face ao trimestre anterior — terá sido causada pelo aumento dos impostos sobre o consumo, bem como pelo início da ameaça do novo coronavírus. O país contrai há dois trimestres consecutivos, tornando-se assim provável que os efeitos do surto tenham levado o Japão a entrar em recessão no arranque de 2020. Leia a notícia completa no The Japan Times (acesso livre e conteúdo em inglês).

The New York Times

Silicon Valley vai a Bruxelas debater nova regulação

Líderes das maiores tecnológicas do mundo viajaram para Bruxelas para debater a nova regulação europeia que está a ser estudada para a economia digital e a inteligência artificial. O CEO da Alphabet (dona da Google) Sundar Pichai, o CEO do Facebook Mark Zuckerberg e o vice-presidente da Apple com o pelouro da inteligência artificial John Giannandrea vão reuniu-se com a vice-presidente da Comissão Europeia Margrethe Vestager, numa altura em que está a ser discutida nova legislação europeia para as gigantes tecnológicas. Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre e conteúdo em inglês).

Reuters

General Motors encerra operação na Austrália e Nova Zelândia

A fabricante automóvel General Motors vai fechar operações na Austrália e na Nova Zelândia, bem como vender infraestruturas na Tailândia. Os planos são parte da reestruturação do negócio global que está a ser levado a cabo e que irá custar 1,1 mil milhões de dólares à empresa norte-americana. O objetivo é desinvestir em mercados que não são rentáveis e concentrar a atividade nos Estados Unidos, China, América Latina e Coreia do Sul. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre e conteúdo em inglês).

El Mundo

Supervisor de Espanha quer captar empresas para a bolsa

O supervisor dos mercados financeiros em Espanha, a Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV), está preocupado com a quebra nas entradas em bolsa nos últimos anos e vai tomar medidas para tentar impulsionar esse tipo de operação. A CNMV começou a reunir-se com membros do mercado para estudar opções, incluindo a simplificação das imposições. “Estaremos atentos para tentar evitar a imposição de requisitos adicionais às empresas a menos que sejam justificados”, disse o presidente Sebastian Albella. Leia a notícia completa no El Mundo (acesso livre e conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião