5 coisas que vão marcar o dia

É dia de debate quinzenal. O Parlamento vai discutir o orçamento da União Europeia em vésperas do Conselho Europeu extraordinário. Serão também conhecidos dados sobre as taxas no crédito da casa.

O orçamento da União Europeia vai estar em destaque durante esta terça-feira, sendo que será discutido no Parlamento, onde vai decorrer o debate quinzenal, e também na reunião do Ecofin. O surto de coronavírus também vai estar na ordem do dia, com a Câmara de Comércio Europeia a discutir o impacto económico desta epidemia. Será ainda conhecida a atualização da estratégia da Galp Energia, e dados do Instituto Nacional de Estatística sobre as taxas de juro implícitas no crédito à habitação.

Debate quinzenal no Parlamento

É dia de debate com o primeiro-ministro na Assembleia da República. Esta terça-feira tem lugar o debate preparatório do Conselho Europeu, que vai reunir para uma cimeira extraordinária, que arranca na quinta-feira em Bruxelas, para tentar chegar a um acordo sobre o futuro Quadro Financeiro Plurianual. A proposta de orçamento para a União Europeia já recebeu algumas críticas, nomeadamente de António Costa.

Ecofin discute orçamento da UE

O Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin), composto pelos ministros dos Estados-membros da União Europeia (UE) responsáveis pela Economia e Finanças, reúne esta terça-feira para discutir e adotar conclusões sobre as orientações orçamentais da UE. Na agenda está ainda a análise sobre a eficácia do quadro de supervisão económica, bem como a preparação das próximas reuniões financeiras do G20.

Qual é o impacto do coronavírus na economia?

Numa altura em que o número de infetados com o novo coronavírus continua a crescer, tendo atingido já os 70 mil, o escritório chinês da Câmara de Comércio Europeia vai fazer uma conferência de imprensa sobre as consequências económicas da epidemia do novo coronavírus. Várias empresas suspenderam diretora-geral do Fundo Monetário Internacional já admitiu que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus.

Galp Energia atualiza estratégia

Depois de apresentar os resultados do quarto trimestre de 2019, a Galp Energia vai também fazer uma atualização da estratégia. Naquilo que chama de “Capital Markets Day”, a petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva apresenta aos investidores e ao mercado o plano estratégico renovado.

Como andam as taxas no crédito à habitação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os dados sobre as taxas de juro implícitas no crédito à habitação, referentes a janeiro deste ano. Em dezembro, a taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu pelo quinto mês consecutivo, ficando muito próxima dos 1%, uma evolução que acontece depois de os juros terem atingido máximos de três anos em julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião