Revista de imprensa internacional

Na banca, o banco italiano Intesa Sanpaolo lançou uma oferta para comprar o concorrente UBI. Nas empresas, o diretor-geral da Nissan admite corte nos salários dos executivos.

Na banca, o banco italiano Intesa Sanpaolo lançou uma oferta pública para comprar a concorrente di Banche Italiane, por 4,9 mil milhões de euros. A nível empresarial, Makoto Uchina, que é o novo diretor-geral da Nissan, admite avançar com cortes nos salários dos executivos e investir numa reestruturação mais profunda. Ao mesmo tempo, os escuteiros nos EUA anunciaram falência após escândalo de abusos sexuais.

Bloomberg

Intesa Sanpaolo lança oferta pelo concorrente UBI

O banco italiano Intesa Sanpaolo lançou uma oferta pública para comprar o rival Unione di Banche Italiane (UBI) naquele que poderá ser um dos maiores negócios de M&A na banca europeia desde a crise financeira. A oferta hostil prevê o pagamento de 4,9 mil milhões de euros, sendo que os acionistas do UBI poderão receber, caso a operação avance, 17 novas ações do Intesa por cada dez títulos que têm do UBI. O negócio avalia o UBI em 4,25 euros por ação, quase 22% acima dos 3,49 a que o banco negociava em bolsa antes do anúncio.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Financial Times

Novo diretor-geral da Nissan não descarta cortes dos salários e reestruturação mais profunda

A nova direção do construtor automóvel japonês Nissan foi esta terça-feira aprovada na assembleia-geral extraordinária de acionistas, realizada na sede do grupo em Yokohama, a sul de Tóquio. Os acionistas aprovaram quatro membros da direção, liderada pelo novo diretor-geral Makoto Uchina. O executivo disse aos executivos que iria deixar o cargo se não conseguisse reverter o mau desempenho da empresa, sinalizando a intenção de realizar cortes nos salários dos executivos e uma profunda reestruturação nos Estados Unidos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Reuters

Escuteiros nos EUA vão à falência após escândalo de abusos sexuais

A organização Boy Scouts of America anunciou, esta terça-feira, que abriu falência no seguimento de uma enchente de processos judiciais devido a alegados abusos sexuais de menores. Em causa estão casos antigos que vêm agora público depois de uma mudança na lei alargar o tempo até os crimes prescreverem. Com sede em Irving, no estado do Texas, os Boy Scouts pediram desculpa e incentivaram as vítimas a apresentarem queixa.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

El País

Espanha adia para dezembro cobrança da “taxa Google”

O Conselho de Ministros em Espanha deverá aprovar esta terça-feira o imposto sobre as gigantes tecnológicas, conhecido como taxa Google, tornando-se num dos primeiros países a fazê-lo. Ainda assim, perante a pressão dos EUA, que já ameaçou retaliar com tarifas contra os países que apoiem a iniciativa, o Executivo espanhol vai adiar a sua cobrança até ao final do ano, quando a OCDE pretende apresentar uma proposta conjunta. “Não é uma suspensão do imposto, mas simplesmente uma liquidação no final do ano”, disse Nadia Calviño, vice-presidente e ministra dos Assuntos Económicos de Espanha.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Le monde

Défice do sistema de pensões em França poderá atingir 113 mil milhões entre 2018 e 2030

Os parceiros sociais franceses reúnem-se esta terça-feira para discutir a reforma do sistema de pensões. Em cima da mesa está um documento de trabalho que revela que, entre 2018 e 2030, o sistema de pensões francês poderá registar um défice acumulado de 113 mil milhões de euros. Esta é a segunda sessão de trabalho que visa identificar soluções para que as contas do sistema de reformas volte ao verde até 2027.

Leia a notícia completa no Le Monde (acesso condicionado, conteúdo em francês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião