Hoje nas notícias: SNS, branqueamento e Tomás Correia

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Justiça está em destaque esta quarta-feira nos principais jornais nacionais. As detenções por fraude no Sistema Nacional de Saúde voltaram a aumentar em 2019, enquanto os advogados comunicaram três suspeitas de branqueamento num só mês. A condenação do Banco de Portugal a Tomás Correia, a OPA ao Benfica e os pagamentos em atraso à GNR estão também nas notícias.

Tomás Correia levanta condenação no Banco de Portugal

Tomás Correia deslocou-se pessoalmente ao Banco de Portugal para levantar a decisão de condenação por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. Não é habitual que os gestores alvo de acusações por parte do regulador se apresentem pessoalmente para levantar decisões condenatórias, mas com este passo o antigo presidente da Caixa Económica Montepio Geral evita, assim, ser novamente notificado por um edital publicado na comunicação social, como aconteceu anteriormente. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Parceiro de Vieira reforça no Benfica em plena OPA

O empresário José António dos Santos reforçou a posição acionista na SAD do Benfica, ultrapassando 13% do capital. O dono da empresa de agroalimentar Valouro comprou “largas centenas de milhares de euros” em ações e mantém a intenção de não vender a participação na Oferta Pública de Aquisição (OPA) em curso. O empresário é amigo há “mais de 50 anos” do presidente Luís Filipe Vieira, com quem tem também parcerias em duas empresas, a Sul Crescente e a Palpites e Teorias. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Advogados comunicaram três suspeitas de branqueamento num só mês

O novo bastonário da Ordem dos Advogados tomou posse a 14 de janeiro e já recebeu, desde então, três comunicações relativas a operações suspeitas. Ao longo de todo o ano de 2019 foram apenas cinco. As comunicações feitas no âmbito da lei de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo foram encaminhadas para a Procuradoria-Geral da República. Luís Meneses Leitão não encontra justificação para o aumento, dizendo apenas que “a lei está em vigor e é para cumprir”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Detenções por fraude no SNS voltaram a aumentar em 2019

A Polícia Judiciária deteve, no ano passado, 11 pessoas e fez 49 buscas em processos de fraude contra o Sistema Nacional de Saúde. O número de detidos e de arguidos voltou a subir no ano passado, sendo que o maior caso aconteceu numa farmácia em Sintra. O esquema — levado a cabo por cinco pessoas entre os 49 e os 79 anos — envolvia descolar vinhetas médicas de receitas já aviadas para as reutilizar em medicamentos comparticipados a 100%. Segundo a estimativa da PJ, a burla terá lesado o Estado em um milhão de euros. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

GNR tem meio milhão por receber por serviço nos aeródromos

Cera de 80 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) acumulam uma dívida mais de meio milhão de euros relativos a serviços prestado fora do horário normal de trabalho, conhecidos como gratificado. Em causa estão serviços nos aeródromos onde passa rota aérea Bragança-Portimão, que não são pagos há um ano. “É todos os anos a mesma coisa. O serviço é feito mas quando toca a pagar todos empurram responsabilidade”, diz Rui Sousa, da Associação dos Profissionais da Guarda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: SNS, branqueamento e Tomás Correia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião