5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que BCP, EDP, Jerónimo Martins e TAP apresentam resultados, o Parlamento vai discutir e votar a despenalização da eutanásia.

São várias as empresas que vão apresentar resultados, com destaque para o BCP, a EDP e a TAP. Ao mesmo tempo, o Banco de Portugal vai publicar dados sobre o endividamento da economia e a evolução das poupanças das famílias em certificados. No Parlamento vai debater-se e votar-se a despenalização da eutanásia, enquanto no Parlamento Europeu tentar-se-á alcançar um consenso sobre o próximo orçamento comunitário.

BCP, EDP, Jerónimo Martins e TAP apresentam resultados

Esta quinta-feira, são várias as empresas que apresentam contas. A EDP Renováveis é a primeira, logo pela manhã, mas antes da hora de almoço as atenções vão virar-se para a TAP, que deverá apresentar prejuízos de três dígitos, mas quererá manter os prémios contra a vontade do Estado. Ao final do dia será a vez da EDP mostrar contas, além da Jerónimo Martins. Ao mesmo tempo, os investidores estarão atentos aos números que o BCP vai revelar, tanto referentes aos lucros como relativamente aos dividendos a distribuir com base nas contas de 2019.

Como evoluiu o endividamento da economia?

O Banco de Portugal (BdP) dá a conhecer esta quinta-feira como foi a evolução do endividamento da economia, excluindo o setor financeiro, no último mês do ano passado. Os últimos dados disponíveis, relativos a novembro, revelaram uma subida ligeira deste indicador, tendo-se situado ainda assim abaixo dos 725 mil milhões de euros. “Este aumento deveu-se, essencialmente, ao acréscimo de 700 milhões de euros no endividamento do setor público”, explicou, à data, o BdP.

Certificados de aforro continuam a atrair poupanças?

Além do endividamento da economia, a instituição liderada por Carlos Costa vai ainda mostrar como foi a evolução das aplicações dos portugueses nos produtos de poupança do Estado no mês de janeiro. Recorde-se que, em dezembro, as aplicações em certificados aceleraram para 779 milhões de euros o valor captado pelo Estado, estando aplicados em certificados de aforro e do Tesouro 29.069 milhões de euros, um recorde.

Parlamento vota despenalização da eutanásia

O Parlamento vai discutir e votar esta quinta-feira os cinco projetos de lei — Bloco de Esquerda, PS, PAN, PEV e Iniciativa Liberal — para a despenalização da morte assistida, mas apenas através de um médico, pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável. As propostas preveem também a despenalização de quem pratica a eutanásia, nas condições definidas na lei, garantindo-se a objeção de consciência para os médicos e enfermeiros.

Cimeira extraordinária sobre o orçamento comunitário

Os líderes da União Europeia (UE) vão reunir-se esta quinta-feira para uma cimeira extraordinária, convocada pelo presidente do Conselho Europeu com o objetivo de se alcançar um consenso sobre o próximo orçamento comunitário, para evitar “problemas sérios”. Este encontro acontece na sequência do “falhanço das negociações anteriores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião