Dívida pública caiu para 118,2% do PIB em 2019
Dívida pública na ótica de Maastrich, que conta para Bruxelas, caiu para 118,2% do PIB em dezembro de 2019, sendo que em 2018 se fixou em 122,2%. Redução da dívida é superior à estimativa do Governo.
A dívida pública na ótica de Maastrich, que é a relevante para o cumprimento do Pacto de Estabilidade, caiu para 118,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em dezembro de 2019, de acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal divulgado esta quinta-feira. No mesmo período do ano anterior tinha-se fixado em 122,2% do PIB.
Este valor significa que a redução da dívida pública foi superior àquela estimada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno. No relatório do Orçamento do Estado (OE) para 2020, a previsão era que a dívida pública em percentagem do PIB fosse 118,9%. A dívida pública foi de 249.740 milhões de euros, em termos absolutos.
Quanto à dívida pública líquida de depósitos das Administrações Públicas, esta foi de 111,3% em dezembro de 2019, segundo os dados do Banco de Portugal. A previsão do Governo era que se fixasse em 111,5% do PIB, de acordo com o relatório do OE. Em termos absolutos, a dívida pública líquida de depósitos foi de 235.250 milhões de euros.
Peso da dívida face ao PIB
Fonte: Banco de Portugal
Já para 2020, o Governo prevê uma redução adicional do rácio da dívida pública em percentagem do PIB para 116,2%. Este é um dos indicadores que mais peso tem na avaliação das agências de rating ao risco da República. Neste momento, Portugal beneficia dos juros baixos, mas se a política acomodatícia do Banco Central Europeu mudar e os juros comecem a subir, volta a aumentar a pressão sobre as contas públicas.
(Notícia atualizada às 12h00)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública caiu para 118,2% do PIB em 2019
{{ noCommentsLabel }}