Maior construtora do mundo na corrida pela Brisa

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2020

A China State Construction Engineering Corporation que é a maior construtora do mundo formou um consórcio com outras empresas para comprar 80% da Brisa.

O Grupo José de Mello e a Arcus estão à procura de compradores para a Brisa. Ardian, Macquarie e Abertis estão entre os interessados, mas agora, segundo a Bloomberg, surgiu um novo potencial comprador de peso. A China State Construction Engineering Corporation (CSCEC), a maior construtora do mundo, está a formar um consórcio para apresentar uma oferta pelos 80% que estão no mercado.

A gigante do setor da construção, detida a 100% pelo estado chinês, formou um consórcio com outras empresas para concorrer à compra da maior empresa de autoestradas portuguesa. A notícia avançada pela Bloomberg, citada pelo Jornal de Negócios (acesso livre), adianta que a CSCEC vai contar com dois parceiros, a CNIC, acionista de referência da EDP, e o Fundo de Cooperação e Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O capital da Brisa está neste momento dividido pela José de Mello, Arcus e Tagus Holding, sendo esta última detida pelos dois primeiros. Com esta operação, os acionistas pretendem arrecadar, de acordo com a Bloomberg, uma verba que pode chegar aos três mil milhões de euros

Este processo arrancou já no ano passado, estando a encaminhar-se para a fase final em que começaram a ser apresentadas as ofertas vinculativas. A ideia de José de Mello e da Arcus é de que o negócio, que poderá ser um dos maiores do ano no setor, possa ficar concluído até ao verão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior construtora do mundo na corrida pela Brisa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião