Morreu o deputado socialista João Ataíde das Neves

  • ECO e Lusa
  • 21 Fevereiro 2020

João Antaíde das Neves foi secretário de Estado do Ambiente e, em 2009, foi eleito presidente da Câmara da Figueira da Foz. Morreu esta sexta-feira aos 61 anos.

João Ataíde das Neves, deputado do Partido Socialista (PS), morreu esta sexta-feira, em Coimbra, aos 61 anos. João Ataíde tinha estado no Parlamento esta quinta-feira no debate sobre a despenalização da eutanásia, avançou em primeira mão o Figueira na Hora e confirmou o ECO junto de fonte oficial do grupo parlamentar socialista.

Natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 1958, João Ataíde das Neves era licenciado em Direito pela Faculdade da Universidade de Coimbra e pós-graduado em direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Teve ainda uma participação no Programa de Capacitação Avançada de Líderes orientado pela Nova School of Business and Economics.

Com uma vasta experiência na área de Direito, era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, com licença sem vencimento desde 2009, altura em que assumiu o cargo de presidente da Câmara da Figueira da Foz. Ainda esta quinta-feira tinha estado na Assembleia da República no debate e votação dos cinco projetos-lei relativos à despenalização da eutanásia.

Em abril de 2019, João Ataíde das Neves abandonou um percurso de dez anos à frente da autarquia da Figueira da Foz — o primeiro mandato começou em 2009 e o segundo em 2013 –, para transitar para o Governo de António Costa. O deputado socialista foi empossado secretário de Estado do Ambiente, para substituir Carlos Martins, que se demitiu na sequência do caso que ficou conhecido como “familygate”.

Nas últimas eleições legislativas, a 6 de outubro, João Ataíde das Neves foi candidato a deputado nas listas do PS pelo círculo de Coimbra, tendo sido eleito.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática já reagiu à morte do ex-secretário de Estado do Ambiente. O gabinete de Matos Fernandes, em comunicado, destaca “o exemplo de serviço público”, de João Ataíde das Neves, quer no seu percurso enquanto magistrado ou nos cargos políticos que ocupou. “À família e aos amigos apresentamos as nossas mais sentidas condolências, sendo que também nós, no ambiente, nos sentimos de luto”, termina o ministério.

Ao mesmo tempo, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, em declarações à agência Lusa, manifestou-se “chocado” com a morte súbita do deputado socialista, enaltecendo o facto de ter sido “um homem bom e com grande sentido de humor”.

Também a Associação Nacional de Municipios Portugueses (ANMP) lamenta a morte de João Ataíde das Neves, enaltecendo todo o trabalho realizado pelo mesmo. “João Ataíde norteou a sua vida pelos valores da democracia, quer como juiz desembargador, quer como autarca, como membro do Governo, quer ainda como deputado e como homem que valorizava os valores da família e da amizade fraterna”, aponta o comunicado enviado às redações.

(Artigo atualizado às 14h35 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu o deputado socialista João Ataíde das Neves

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião