Arch Capital paga 480 milhões por 29,5% da Coface

  • ECO Seguros
  • 26 Fevereiro 2020

O Natixis, banco de investimento do grupo BPCE, alienou perto de 30% do capital da participada Coface, deixando de ter lugar na administração da seguradora de crédito agora com novo plano estratégico.

O Natixis, banco de investimento do grupo BPCE, alienou perto de 30% do capital da participada Coface. A contraparte na transação é a Arch Capital, uma (re)seguradora sediada nas Bermudas e cotada na bolsa Nasdaq, de Nova Iorque. A companhia desembolsará cerca de 480 milhões de euros pelo pacote de ações e a venda concretiza um objetivo anunciado pelo Natixis há cerca de 10 anos, quando o banco considerou que a posição na Coface não era estratégica.

O negócio deixa o Natixis com uma participação minoritária a rondar 12,2% e, excluindo a Coface do perímetro de consolidação do grupo, vai aligeirar o rácio de capitais próprios (CET1), podendo retirar cerca de 3,5 mil milhões de euros de ativos na ponderação de risco da entidade bancária. A conclusão da transação fica sujeita à aprovação das autoridades competentes, podendo acontecer num prazo entre seis e 12 meses.

A francesa Coface tem origem estatal e é uma companhia global de seguros de crédito e gestão de risco, somando dezenas e anos de operação em Portugal. A seguradora de crédito acaba de anunciar o seu novo plano estratégico (‘Build to Lead’) para execução até final de 2023. O programa tem como objetivo reforçar a gestão de risco e a disciplina de subscrição, melhorando eficácia comercial e operacional, sem ignorar oportunidades seletivas de crescimento no negócio de seguro de crédito.

Em termos financeiros, a Coface pretende concluir o plano trienal com um rácio combinado em torno de 80% e atingir um rácio de solvabilidade situado no intervalo 155-175%.

O Natixis nasceu em 2006 resultando da unificação dos negócios de investimento, financiamento e serviços do universo Banque Populaire e Caisse d´Epargne (BPCE). A instituição francesa escolheu a cidade do Porto para instalar o seu hub de inovação tecnológica.

Por seu lado, o grupo Arch Capital Ltd, com sede nas Bermudas, opera em seguro e resseguro com uma vasta gama de produtos nos mercados europeu e norte-americano, desde a cobertura a danos de catástrofes, transações públicas, construção, seguros de crédito, gamas profissionais, aviação, marítimo, saúde e acidentes.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arch Capital paga 480 milhões por 29,5% da Coface

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião