Marcelo já tem o Orçamento. Decide aprovação até “final desta semana”

  • ECO
  • 9 Março 2020

Orçamento do Estado chegou esta segunda-feira a Belém. Marcelo Rebelo de Sousa espera tomar uma decisão ainda esta semana.

Marcelo Rebelo de Sousa já recebeu o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). Numa nota no site da Presidência da República, diz que o documento chegou esta segunda-feira, esperando tomar uma decisão ainda esta semana.

O “Presidente da República recebeu, hoje, às 9h30, o Decreto da Assembleia da República que aprova a Lei Orçamento do Estado para 2020, que será analisado pelas assessorias competentes e deverá ser objeto de decisão até ao final desta semana“, refere a nota no site.

O texto final do OE2020 chegou ao gabinete de Eduardo Ferro Rodrigues na passada segunda-feira, sendo que depois de assinado pelo presidente da Assembleia da República (AR) teve que ficar três dias úteis nas instalações da AR, cumprindo o período estipulado para eventuais retificações pelos deputados.

Findo este passo, o documento seguiu agora para o Palácio de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa terá três alternativas: promulga, veta (enviando novamente a proposta para o Parlamento) ou envia para fiscalização preventiva da constitucionalidade para o Tribunal Constitucional.

O texto final do Orçamento do Estado para 2020 foi aprovado em votação final global a 6 de fevereiro. Este é o primeiro OE em democracia que prevê um excedente orçamental de 0,2%. O documento teve penas o voto a favor do PS, enquanto o Bloco de Esquerda, PCP, PEV, PAN e Joacine Katar Moreira se abstiveram, viabilizando o OE. Já o PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega votaram contra.
(Notícia atualizada às 11h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo já tem o Orçamento. Decide aprovação até “final desta semana”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião