Nos continua líder na TV paga, Altice aproxima-se e Vodafone é a que mais cresce

  • Lusa
  • 12 Março 2020

A Nos continua a liderar a TV paga em Portugal, mas está a perder terreno. A Vodafone foi a operadora que mais cresceu em termos líquidos, segundo dados da Anacom.

O número de assinantes do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição atingiu 4,1 milhões no final de 2019, mais 147 mil novos assinantes, representando um crescimento de 3,7% face a 2018, divulgou a Anacom. A Nos continua a ser a líder neste segmento, mas está a perder terreno para a Altice e a Vodafone foi a operadora que mais cresceu.

De acordo com uma nota de imprensa da Anacom, o crescimento do serviço de televisão paga “deveu-se exclusivamente às ofertas suportadas em fibra ótica, que registaram mais 285 mil assinantes em relação ao ano anterior, o que se traduz num aumento de 17,5%”.

As restantes tecnologias tiveram um comportamento negativo em 2019, baixando 20,2% no caso do ADSL, menos 93 mil assinantes, 6,9% no recurso a satélite — DTH, menos 34 mil assinantes, e 0,7% na distribuição de TV por cabo, menos 10 mil assinantes.

Sendo desde o primeiro trimestre de 2018 a principal forma de acesso ao serviço de televisão por subscrição, no final de 2019, a fibra ótica chegava a cerca de 1,9 milhões de assinantes (46,9% do total), seguindo-se a TV por cabo, com cerca de 1,3 milhões de assinantes (32,7%), a tecnologia DTH, com 464 mil assinantes (11,4%), e o ADSL, com 370 mil (9,1%).

No final de 2019, cerca de 88% das famílias dispunham de televisão por subscrição (TVS), mais 2,7 pontos percentuais do que no ano anterior. Em termos de mercado, o grupo Nos era o prestador com a quota de assinantes de TVS mais elevada, 40,1%, seguindo-se a Meo, com 39,6%, a Vodafone, com 16,3% e a Nowo, com 3,9%.

A Vodafone e a Meo foram os prestadores que, em termos líquidos, mais assinantes captaram, face a 2018, tendo as suas quotas aumentado 1,1 e 0,4 pontos percentuais, respetivamente. No mesmo período, as quotas do Grupo Nos diminuíram 1,1 pontos percentuais e da Nowo diminuíram 0,4 pontos percentuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos continua líder na TV paga, Altice aproxima-se e Vodafone é a que mais cresce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião