Itália regista 889 mortos nas últimas 24 horas. Ritmo abrandou

Em 24 horas, o número diário de mortes por coronavírus diminuiu face aos últimos dias, enquanto o número de recuperados aumentou. Especialistas acreditam que pico não está longe.

O número de mortos por coronavírus em Itália continua a aumentar mas, este sábado, o ritmo de evolução abrandou. Nas últimas 24 horas, o país registou 889 vítimas mortais, menos do que as 969 observadas na sexta-feira. O número total de infetados já ultrapassa os dez mil, enquanto o número de recuperados aumentou face aos últimos dias: nas últimas 24 horas, houve 1.434 pessoas curadas.

São boas notícias para os italianos, que viram o número de mortes diárias diminuir, enquanto o número de recuperados aumentou. De acordo com os dados revelados este sábado pela Proteção Civil daquele país, citados pelo jornal La Reppublica (conteúdo em italiano), nas últimas 24 horas houve 889 mortes, elevando para 10.023 o número total de falecimentos devido ao surto de coronavírus.

Ao todo, o país tem atualmente 70.065 pessoas infetadas com o vírus, um aumento de 3.651 nas últimas 24 horas, o que também mostra uma diminuição face aos 4.041 observados na sexta-feira. Desde que o surto começou no país, Itália já registou mais de 92 mil infeções.

No número de pessoas recuperadas também se observa uma melhoria. Até ao momento já 12.384 pessoas infetadas recuperaram do vírus, um aumento de 1.434 nas últimas 24 horas, o que mostra que o cenário está a melhorar dado que, na sexta-feira, se contavam apenas 589 recuperados.

Itália tem atualmente 26.676 pessoas hospitalizadas com sintomas, das quais 3.856 estão nos cuidados intensivos e 39.533 estão em isolamento nas suas casas.

“Certamente, se as medidas drásticas de contenção não tivessem sido adotadas, teríamos outros números e as unidades de saúde, que estão num estado crítico, estariam num estado dramático. Teria sido uma situação insustentável”, disse o comissário Angelo Borrelli, durante a conferência de imprensa que faz a atualização diária do número de casos, citado pelo jornal italiano.

De acordo com o Instituto Superior de Saúde (ISS) italiano, o pico da epidemia não está longe. “Vemos uma aparente redução na curva de infeção desde 20 de março, mas ainda não estamos em fase de queda”, disse o presidente da ISSA, Silvio Brusaferro. “A extensão das medidas de contenção é inevitável”, referiu, depois de o Governo ter referido que “uma reabertura a 3 de abril é muito cedo”.

Na próxima terça-feira, 31 de março, o Governo italiano vai hastear bandeiras por todas as cidades, em memória de todas as vítimas que o coronavírus já provocou naquele país.

(Notícia atualizada às 17h47 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália regista 889 mortos nas últimas 24 horas. Ritmo abrandou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião