Revista de imprensa internacional

Em Espanha, a Prisa vai cortar 35% do salários dos altos dirigentes, enquanto que no Reino Unido os bancos cancelaram 8 mil milhões em dividendos.

A epidemia do novo coronavírus continua a marcar a atualidade e várias são as empresas e os Governos que tentam travar o impacto económico do surto. Em Espanha, a Prisa decidiu cortar 35% do salário dos altos dirigentes, ao mesmo tempo, no Reino Unido, os bancos já cancelaram 8 mil milhões de libras em dividendos. Já os EUA preparam-se para anunciar a suspensão de algumas tarifas aduaneiras por três meses.

Cinco Días

CEO e alta administração da Prisa vão ter corte de 35% dos salários

O Conselho de administração da Prisa, dona do grupo Media Capital, analisou esta terça-feira o impacto económico da pandemia na empresa. Nesse sentido, aprovou medidas para preservar os níveis de liquidez no conjunto do grupo e nos seus negócios, entre as quais “a redução, a partir dessa mesma data, da remuneração dos administradores em 20% e da remuneração anual do CEO e da alta administração em torno de 35%”, aponta o comunicado enviado à CMVM espanhola.

Leia a notícia completa no Cínco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Guardian

Bancos do Reino Unido concordam em eliminar 8 mil milhões de libras em dividendos

Tal como recomendado por várias instituições financeiras, os maiores bancos britânicos concordaram em abolir oito mil milhões de libras (cerca de 8,997 mil milhões de euros) em dividendos para os acionistas, com o intuito de fornecer uma almofada adicional a estas instituições para enfrentarem o impacto económico do novo coronavírus. Numa ação concertada os maiores bancos do Reino Unido — incluindo Barclays, HSBC, Lloyds, Royal Bank da Escócia e Standard Chartered — confirmaram na terça-feira que interromperiam temporariamente os pagamentos dos acionistas e as recompras de ações para 2019 e ao longo de 2020.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Finacial Times

Trump suspende algumas tarifas aduaneiras por 90 dias

O Presidente dos Estados Unidos da América prepara-se para suspender algumas tarifas comerciais por 90 dias, num esforço para atenuar o impacto do Covid-19 na economia. Em causa está a suspensão do pagamento de tarifas a nações consideradas “mais favorecidas”, numa base “não discriminatória” e incidindo em produtos importados a esses países, como vestuário e calçado. Segundo fontes consultadas pelo FT, a suspensão não incluirá taxas sobre produtos chineses, bem como, tarifas sobre metais importados, nomeadamente o aço e alumínio.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Les Echos

Um terço das empresas agroalimentares em França já fechou pelo menos uma unidade industrial

Absentismo, problemas de escoamento das mercadorias, sobrecusto dos transportes, redução de atividade são algumas das dificuldades com que as empresas do agroalimentar se deparam em França. Apesar de o setor ter sido classificado como “prioritário”, uma em cada três empresas registam uma redução de 50% no seu volume de negócios e um terço já fechou pelo menos uma unidade industrial, revela o inquérito da Associação Nacional das Indústrias Alimentares (Ania), levado a cabo junto de 530 empresas, sendo que 80% delas são micro e pequenas empresas. O estudo revela que os impactos da pandemia no tecido industrial agroalimentar são já muito significativos, em apenas duas semanas.

Leia a notícia completa em Les Echos (acesso pago, conteúdo em francês).

NBC News

Venezuela rejeita oferta dos EUA para facilitar sanções em troca de governo de transição

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela rejeitou uma proposta anunciada pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, na terça-feira, com o intuito de suspender as sanções caso o governo de Nicolás Maduro aceitasse um governo de transição. “O governo bolivariano reitera que a Venezuela não aceita, nem jamais aceitará nenhuma tutela, de qualquer governo estrangeiro”, twittou o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza. A “Estrutura Democrática para a Venezuela”, delineada por Pompeo, é semelhante a um plano proposto pelo líder da oposição Juan Guaidó no fim de semana. A ideia seria formar um governo de partilha constituido pela oposição, bem como, por alguns membros do Partido Socialista do Presidente Nicolás Maduro.

Leia a notícia completa na NBC News (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião