Atividade comercial na Zona Euro colapsa em março devido à pandemia

  • ECO
  • 3 Abril 2020

Índice que mede a atividade comercial na Zona Euro mostra que economia está a afundar a um ritmo anual de 10%. "Pior ainda por vir no futuro próximo", avisa economista da IHS Markit.

A atividade comercial na Zona Euro colapsou em março perante as medidas dos governos de encerramento de grande parte dos negócios, incluindo estabelecimentos comerciais e fábricas, num esforço para travar a propagação do coronavírus na região.

O Índice Gestores de Compras (PMI) Compostas final, elaborado pela IHS Markit, afundou para um mínimo de sempre nos 29,7 no mês passado, face aos 51,6 registados em fevereiro. Ficou abaixo da estimativa rápida anteriormente divulgada, nos 31,4. Foi a maior queda deste índice que mede a atividade económica desde que começou a ser realizado, em julho de 1998. Leituras abaixo dos 50 indicam uma contração da atividade.

“Os dados mostram que a economia da Zona Euro já está a contrair a uma taxa anual de perto de 10%, com o pior ainda por vir no futuro próximo, inevitavelmente”, referiu Chris Williamson, economista da ISH Markit.

O indicador relativo à procura caiu a um ritmo recorde, com o índice de novos negócios a afundar de 51,2 em fevereiro para 27,7 em março, ainda mais baixo do que a estimativa rápida de 29,5.

Economia afunda em março

Por outro lado, a atividade no setor de serviços também quase parou. O índice PMI no setor caiu para um valor mínimo nos 26,4 face ao valor de 52,6 observado em fevereiro.

“O setor dos serviços está a sofrer um impacto especialmente severo do surto do Covid-19, com as viagens, turismo, restaurantes e outras atividades de lazer a serem atingidas fortemente pelas medidas de contenção de resposta ao vírus”, sublinhou Williamson.

Também a confiança dos agentes económicos está a esvair-se, com o índice que mede as expectativas no setor dos serviços a cair para metade em apenas um mês, dos 61,3 para 33,5 em março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade comercial na Zona Euro colapsa em março devido à pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião