Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 3 Abril 2020

As empresas continuam a fazer esforços para mitigar o impacto económico do novo coronavírus. O Santander decidiu suspender os dividendos de 2019 e 2020 e H&M prevê despedir trabalhadores.

No último dia da semana, o novo coronavírus continua a marcar a atualidade internacional. Em Espanha, o Santander decidiu cancelar o pagamento de dividendos aos acionistas relativos a 2019 e 2020. No plano empresarial, a H&M prevê que seja forçada a despedir colaboradores face ao impacto do surto nas contas, ao mesmo tempo, a British Airways vai colocar mais de 30 mil funcionários em lay-off.

Folha de São Paulo

Justiça brasileira bloqueia mais de 3 milhões de euros do Partido dos Trabalhadores

A Justiça brasileira bloqueou cerca de 18 milhões de reais (3,1 milhões de euros) do Partido dos Trabalhadores, numa ação da operação Lava Jato que investiga desvios na construção da sede da Petrobras, anunciou o Ministério Público. Na decisão do juiz federal Friedmann Wendpapé, datada de 24 de março, mas divulgada na quinta-feira, frisa-se que o valor bloqueado do Partido dos Trabalhadores (PT) deve sair do saldo do próprio partido, resguardando assim os recursos do fundo partidário. Além das sanções contra o PT, o magistrado determinou ainda o bloqueio de bens e direitos de 18 réus envolvidos nas alegadas fraudes cometidas na construção da Torre de Pituba, sede da estatal petrolífera Petrobras em Salvador, no estado da Bahia. A sentença determina o bloqueio de ativos financeiros, valores mobiliários, veículos, imóveis e participações societárias, totalizando mais de 400 milhões de reais (70,1 milhões de euros) bloqueados.

Leia a notícia completa na Folha de São Paulo (acesso livre/ conteúdo em português)

Expansión

Santander suspende dividendos de 2019 e 2020

Tal como recomendado pelo Banco Central Europeu, o Santander decidiu cancelar o pagamento de dividendos intercalares de 2019, que estaria previsto para maio (0,13 euros por ação), bem como, a política de dividendos de 2020. Esta nova tomada de posição anula a decisão tomada a 23 de março de reduzir o dividendo de 2020 de dois para um pagamento único e foi comunicada esta quinta-feira à CMVM espanhola. Esta sexta-feira há Assembleia-Geral do banco liderado por Ana Botín.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Bloomberg

H&M antecipa e cortes de trabalhadores devido ao Covid-19

A pandemia de Covid-19 obrigou a H&M a fechar a porta de dois terços das suas lojas, sendo que a retalhista sueca antecipa que será obrigada a despedir funcionários devido a essa situação. No primeiro mês da pandemia, em março, as vendas da H&M caíram 46% em moeda local, com a empresa a antecipar que não será rentável, estando a considerar formas de aumentar o financiamento da dívida para melhorar a sua liquidez, ao mesmo tempo que reduz horário de trabalho para dezenas de milhares de funcionários.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

The Guardian

British Airways coloca mais de 30 mil funcionários em lay-off

A British Airways vai colocar mais de 30 mil funcionários em lay-off. Entre tripulantes, assistentes em terra, bem como, engenheiros e funcionários da sede, a companhia aérea, os trabalhadores abrangidos por este regime vão receber 80% do salário, sendo que o Governo britânico limita o pagamento em até 2.500 libras por mês (cerca de 2.844,01 euros). Além disso, a transportadora que emprega 45 mil pessoas, chegou a um acordo com quatro mil dos seus pilotos para que tivessem uma licença sem vencimento entre abril e maio.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Business Insider

Usar panos absorvente como máscara pode filtrar partículas duas a três vezes melhor do que algodão, apontam designers

A crise sanitária provocada pela Covid-19 levou a uma corrida às farmácias por máscaras de proteção, um pouco por todo o mundo. Com a elevada procura, as proteções estão esgotadas e, por isso, há varias pessoas a criá-las em casa. Um conjunto de designers decidiu estudar vários tipos de tecidos para fabricar máscaras caseiras e concluiu que, adicionando dois panos absorventes azuis e utilizando um design que confeciona uma máscara mais justa, a máscara poderia bloquear até 95% das partículas, em comparação com máscaras de algodão que filtram entre 20% a 60%. Contudo, referem que esta proteção não substitui as máscaras utilizadas pelos profissionais de saúdes, mas servem como alternativa às máscaras de algodão que muitas pessoas estão a utilizar para viagens rápidas ao supermercado.

Leia a notícia completa no Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião