5 coisas que vão marcar o dia

O Presidente da República e o primeiro-ministro reúnem-se com os líderes partidários para avaliaram a evolução do surto. Lá fora, o Eurogrupo apresenta pacote de medidas para mitigar impacto do covid.

A pandemia do novo coronavírus continua a marcar a atualidade nacional, bem como internacional. Por cá, o Presidente da República e o primeiro-ministro reúnem-se com os líderes partidários para avaliaram a evolução do surto no país, que já provocou 311 mortos. A nível internacional, há reunião do Eurogrupo para decidir qual o caminho a seguir para mitigar o impacto económico provocado pelo novo coronavírus.

Eurogrupo reúne para travar impacto do Covid-19 na economia

O Eurogrupo vai reunir-se esta terça-feira por videoconferência para coordenar a resposta ao impacto do novo coronavírus na economia. As decisões que saírem desta reunião vão depois ser apresentadas à Comissão Europeia, como ficou decidido no último Conselho Europeu. Na semana passada, Mário Centeno, presidente do Eurogrupo, defendeu o adiamento do debate sobre os coronabonds para depois da crise e a concentração nas medidas em que haja consenso, já que há quatro países a oporem-se a esta iniciativa.

Marcelo, Costa e líderes partidários avaliam situação epidemiológica

O Presidente da República, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da Republica vão reunir-se esta terça-feira com os líderes partidários, bem como, com os líderes das estruturas sindicais e Conselheiros de Estado para avaliarem a situação epidemiológica do Covid-19 em Portugal. A apresentação técnica das conclusões estará a cargo de epidemiologistas da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Escola Nacional de Saúde Pública.

Com vão as contas nacionais por setor institucional na UE?

O Eurostat vai realizar a divulgação trimestral das contas nacionais por setor institucional, referentes aos agregados familiares e às empresas, no quarto trimestre de 2019. Segundo o INE, a capacidade de financiamento da economia situou-se em 0,8% do Produto Interno Bruto em 2019, o que compara com 1,2% em 2018. Numa altura em que a possibilidade de uma recessão causada pela pandemia de Covid-19 está a tornar-se cada vez mais clara, os dados do gabinete de estatísticas europeu vão permitir conhecer mais em detalhe a capacidade económica e financeira com que famílias e negócios fecharam o ano passado.

Como vai a produção industrial na Alemanha?

A Alemanha divulga os dados que revelam o desempenho da produção industrial em fevereiro. Segundo os dados citados pela Bloomberg, em janeiro a produção industrial na maior economia europeia cresceu 3%, o melhor registo em dois anos. Contudo, é provável que se verifique uma descida, devido às medidas tomadas para conter o surto. Também esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística português divulga os dados relativos ao Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria, bem como, de Custo de Construção Habitação Nova, ambos relativos ao mês de fevereiro, que poderão ainda não refletir os efeitos da pandemia.

Desconto de 3% na fatura da luz no mercado liberalizado entra em vigor

Esta terça-feira entra em vigor a redução de cinco euros por megawatt/hora (MWh) da fatura de eletricidade dos consumidores do mercado regulado. A medida, que terá impacto em cerca de um milhão de clientes, foi aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e traduz-se numa redução de cerca de 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores. Contudo, segundo a ERSE, os consumidores podem não sentir efeitos imediatos desta descida “devido à necessidade de atualização dos sistemas do comercializador de último recurso, sendo feitos os acertos devidos se necessário”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião