EDP paga juro de 1,72% para emitir 750 milhões em dívida verde

O spread inicial da operação apontava para um juro superior, mas a forte procura levou a que o valor fosse revisto em baixa.

A EDP emitiu 750 milhões de euros em dívida verde a sete anos. A elétrica liderada por António Mexia esteve no mercado de obrigações esta terça-feira e o forte apetite dos investidores levou a que o juro fosse sendo revisto em baixa ao longo do dia. A yield final fixou-se em 1,719%, segundo os dados finais que a empresa comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O spread inicial da emissão apontava para uma yield superior a 2%, mas a forte procura levou a que a taxa fosse revista em baixa e que o montante da emissão fosse alargado.

A procura foi quase oito vezes superior à oferta, indicando que os investidores estão dispostos a ficar com cerca de 6 mil milhões de euros, segundo apurou o ECO. Este é o nível de procura mais elevado desde 2012, quando a EDP voltou ao mercado de dívida após o pedido de resgate à troika.

Participaram nesta transação mais de 300 investidores, sendo que sete investidores colocaram ordens superiores a 100 milhões. Os títulos com maturidade em abril de 2027 serão admitidos à negociação na Euronext Dublin.

A colocação “destina-se ao financiamento ou refinanciamento, no todo ou em parte, do portfólio de projetos green elegíveis do grupo EDP, que consiste em projetos renováveis — eólicos e solares”, explica a EDP.

A operação foi coliderada pelo Caixa BI, com ajuda dos bancos Barclays, BBVA, Bank of America, Citi, Commerzbank, HSBC, ICBC, ING, JP Morgan, Société Générale.

Esta emissão acontece depois de, em janeiro, a EDP ter encaixado outros 750 milhões de euros através de uma operação também de obrigações verdes. Estes títulos de dívida, também conhecidos como green bonds, servem especificamente para financiar projetos ambientalmente sustentáveis. Na altura, a elétrica pagou um juro de 1,75% por obrigações com maturidade em 2080 (60,5 anos).

(Notícia atualizada às 19h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP paga juro de 1,72% para emitir 750 milhões em dívida verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião