Covid-19: S&P estima recessão de 7,3% na Zona Euro este ano

  • Lusa
  • 16 Abril 2020

A agência S&P prevê que a economia da Zona Euro vá contrair 7,3% em 2020, segundo as estimativas apresentadas esta quinta-feira. Ao mesmo tempo, espera o regresso ao crescimento mundial em 2021.

A agência de rating S&P estima que a economia da Zona Euro vai contrair-se 7,3% este ano, enquanto a economia mundial cairá 2,4%, segundo as estimativas divulgadas esta quinta-feira.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos da América deverá cair 5,2% em 2020.

A S&P espera o regresso ao crescimento mundial em 2021, com um aumento da riqueza em 5,9%.

“Embora o curto prazo pareça sombrio, as curvas de infeção estão a achatar-se e o foco voltou-se para a recuperação”, considerou o economista-chefe da agência de ‘rating’, Paul Gruenwald, afirmando que a evolução da economia dependerá das políticas sanitárias e económicas, da resposta das famílias e das empresas e do estado do mercado laboral e das pequenas e médias empresas.

O FMI previu esta semana que a economia mundial tenha uma recessão de 3% este ano, fruto do apelidado “Grande Confinamento” devido à pandemia de covid-19, e que a contração da zona euro será de 7,5%.

Para Portugal, a recessão prevista pelo FMI é de 8,0% e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: S&P estima recessão de 7,3% na Zona Euro este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião