Global Media avança para lay-off

  • Lusa
  • 18 Abril 2020

O grupo que detém o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, a TSF e o Dinheiro Vivo vai avançar para o lay-off. Comunicação formal a jornalistas e outros trabalhadores será feita na segunda-feira.

Os trabalhadores dos títulos do grupo Global Media deverão entrar em ‘lay-off’ já na próxima semana, disseram à Lusa fontes das redações e que o ECO também confirmou. A medida já foi discutida entre a administração da empresa, liderada por Daniel Proença de Carvalho, e as diferentes direções dos órgãos de informação que a integram, mas os trabalhadores ainda não foram formalmente informados da decisão, de acordo com as mesmas fontes.

Para a maioria dos trabalhadores, jornalistas incluídos, o ‘lay-off’ será parcial, porém há casos em que será total, adiantaram. No caso do secular Diário de Notícias, por exemplo, aos quadros com salários mais elevados deverá ser aplicado um ‘lay-off’ de 50%, para os jornalistas com salários médios e chefias será aplicado 30% e para os de rendimentos mais baixos de 10%. Porém, só na próxima segunda-feira é que é esperado que a administração do grupo comunique formal e detalhadamente aos jornalistas e outros trabalhadores a decisão e como será aplicada. O grupo Global Media detém os jornais Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Jogo, a TSF e o Dinheiro Vivo, entre outras marcas.

“As coisas não estão fechadas, ainda há vários cenários em cima da mesa e conversas a decorrer”, disse na sexta-feira ao jornal Público, Afonso Camões, administrador do grupo. “Esperamos anunciar alguma coisa na segunda-feira, mas nunca antes do final do dia, e só depois de encerrarmos as conversas com os trabalhadores e falarmos com os delegados sindicais e com o sindicato”, disse.

Porém, aquele responsável assegurou ao Público que não haverá ‘lay-off’ em algumas empresas do grupo, e que a sua eventual aplicação nas restantes obedecerá a uma “geometria variável”, sendo aplicado de forma diferente em cada uma delas. A Lusa tentou contactar o administrador do grupo, mas tal não foi possível.

A Global Media informou também esta semana que o diretor do Diário de Notícias (DN), Ferreira Fernandes, e a sua diretora executiva, Catarina Carvalho, tinham apresentado a demissão, tal como a Lusa noticiou. Para o cargo de diretor foi nomeado o até ali subdiretor, Leonídio Paulo Ferreira.

Numa comunicação interna, a que a Lusa teve acesso, na quarta-feira, a administração da Global Media Group refere que “aceitou o pedido de demissão dos jornalistas Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho, de diretor e diretora executiva do Diário de Notícias”, sem adiantar os motivos da mesma.

Foi nomeado “interinamente o atual subdiretor Leonídio Paulo Ferreira, em quem confiamos para dar continuidade a uma informação plural, de rigor e isenção como é timbre deste jornal centenário”, adianta o Conselho de Administração, que “aproveita esta oportunidade para endereçar um profundo agradecimento a Ferreira Fernandes e a Catarina Carvalho, pelo enorme esforço que têm dado à empresa e ao DN, e pelo profissionalismo na liderança deste projeto editorial, que exerceram nos últimos dois anos, num contexto especialmente difícil para a generalidade da imprensa em Portugal”.

Leonídio Paulo Ferreira, “que agora assume a responsabilidade de diretor interino, é jornalista do Diário de Notícias desde 1992, numa carreira em que por várias vezes assumiu funções de chefia e direção, tendo-se especializado em jornalismo de política internacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Global Media avança para lay-off

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião