Número de infetados com coronavírus aumenta 2,82%. Há 785 mortos e mais de mil recuperados

  • ECO
  • 22 Abril 2020

Desde o início de março, o coronavírus já infetou quase 22 mil pessoas em Portugal, das quais 785 acabaram por morrer. Até ao momento registam-se 1.143 casos recuperados.

Nas últimas 24 horas foram detetados 603 novos casos de coronavírus no país, elevando para 21.982 o número de pessoas infetadas. Até ao momento contam-se 1.143 casos de pessoas recuperadas e 785 vítimas mortais.

De acordo com os dados recolhidos pela Direção-Geral de Saúde (DGS) até à meia-noite desta quarta-feira, contavam-se 21.982 casos confirmados, um aumento de 2,82% face aos 21.379 casos registados esta terça-feira. De todas as pessoas que ficaram infetadas com a doença desde o início de março, 785 acabaram por falecer. Nas últimas 24 horas, o coronavírus provocou 23 vítimas mortais.

Mas o destaque são os recuperados, que já ascendem a 1.143 pessoas, tendo aumentado cerca de 24% em apenas um dia. Esta terça-feira, o número de pessoas recuperadas já tinha superado o número de mortes.

Dos quase 22 mil casos confirmados, a maioria das pessoas está a ser medicamente acompanha em casa. Internadas estão 1.146 pessoas, das quais 207 estão nos cuidados intensivos. Contam-se ainda 3.219 casos que aguardam resultado laboratorial — uma descida face aos 5.009 desta terça-feira — e mais de 30 mil pessoas sob vigilância das autoridades de saúde.

Tal como desde o início, o Norte continua a ser a região mais afetada, com 13.150 casos confirmados e 454 óbitos. Atrás aparece a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 5.093 pessoas infetadas e 138 mortes, e o Centro com 3.053 registos e 175 vítimas mortais. Registam-se ainda 11 mortes no Algarve, seis nos Açores e uma na região do Alentejo.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, a taxa de letalidade está atualmente nos 3,6%, aumentando para os 13% no caso dos cidadãos com mais de 70 anos. Na conferência de imprensa diária, António Sales adiantou que já foram realizados mais de 288.000 amostras para diagnóstico da doença e, na semana passada, foram processadas, em média, 11.800 amostras por dia.

Neste momento existem 56 laboratórios a processar amostras, dos quais 30 são públicos, 13 são privados e outros 13 são referentes a outras entidades, nomeadamente da Academia e do Exército. “A reserva nacional tem atualmente mais de um milhão de testes em stock, que vão sendo distribuídos de acordo com as necessidades”, disse o secretário de Estado.

Linha SNS24 vai atender surdos por videochamada

Na mesma conferência de imprensa, António Sales revelou que, desde esta terça-feira, a linha de atendimento telefónico SNS24 passou a dar resposta aos cidadãos surdos. “A partir de agora, os cidadãos surdos vão ter uma plataforma de atendimento por videochamada. Será uma linha com seis intérpretes de língua gestual, a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse o secretário de Estado. O intérprete fará a “mediação” com o enfermeiro do SNS24 “através de uma plataforma de atendimento por voz”, explicou.

António Sales adiantou ainda que a linha SNS24 “continua a ser um suporte importante na resposta nacional” ao coronavírus. Diariamente são recebidas cerca de 8.000 chamadas, com o tempo de espera a ser atualmente inferior a um minuto, “o que mostra a tendência de estabilização”.

(Notícia atualizada às 13h44 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de infetados com coronavírus aumenta 2,82%. Há 785 mortos e mais de mil recuperados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião