Bankinter aumenta provisões para enfrentar Covid-19. Lucro cai

  • Lusa
  • 23 Abril 2020

Banco espanhol, com presença em Portugal, revela que o resultado líquido caiu em 10,1% devido ao aumento das provisões. Portugal contribuiu com 11 milhões para os lucros de 130,3 milhões de euros.

O Bankinter teve um lucro de 130,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, uma diminuição de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado, tendo aumentado as reservas devido à crise económica de Covid-19.

O Grupo Bankinter informa em comunicado publicado que reduziu o resultado líquido em 10,1% devido ao aumento das provisões para evitar “uma possível deterioração” dos negócios no futuro, devido à crise económica do novo coronavírus.

Mesmo assim, o banco espanhol, que também tem balcões em Portugal, afirma que encerrou o primeiro trimestre com um lucro de 130,3 milhões de euros, com uma melhoria das margens da conta de resultados e um forte crescimento do crédito e dos recursos de clientes.

“A contribuição de Portugal neste trimestre foi de cerca de 11 milhões de euros […], tendo as receitas e o balanço crescido muito bem” nesse país, disse Jacobo Diaz, na videoconferência de imprensa em que foram apresentados os resultados do Bankinter.

A entidade assegura que todas as margens do negócio “estão a crescer a um bom ritmo”, tendo o rendimento bruto sido superior em 8,2%, atingindo os 436,3 milhões de euros, provenientes na sua totalidade do negócio com os clientes.

Por outro lado, o Bankinter sublinha que pôs em marcha “uma vasta gama de iniciativas para mitigar o impacto económico” que a atual pandemia está a ter entre alguns dos seus clientes.

O resultado antes de impostos da atividade bancária foi de 140 milhões de euros no final do trimestre, menos 17,2% do que em março de 2019, e um resultado líquido de 101,1 milhões de euros, menos 17,4%, devido sobretudo às maiores reservas constituídas para evitar uma possível deterioração do negócio devido à crise do coronavírus.

Estas provisões atingiram um total de 107,3 milhões de euros, contra 55,1 milhões de euros no mesmo período em 2019, revela o banco.

Somando ao montante dos benefícios da atividade bancária os 29,1 milhões dos resultados da ‘Linha Direta’, o resultado líquido do Grupo Bankinter em 31 de março último foi de 130,3 milhões de euros, menos 10,1% do que no mesmo período em 2019.

A rendibilidade dos capitais próprios (ROE) foi de 10,23% e a solvabilidade, no final do trimestre, apresentava um rácio de capital CET1 de 11,47%, 327 pontos base superior ao requisito de capital do Banco Central Europeu para o ano em curso.

O Bankinter fechou 2019 com um lucro de 551 milhões de euros, um aumento de 4,6% relativamente a 2018, com a atividade do grupo financeiro espanhol em Portugal a contribuir com 66 milhões de euros, antes de impostos.

(Notícia atualizada às 15h07 com contributo de Portugal para as contas do banco espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter aumenta provisões para enfrentar Covid-19. Lucro cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião