CTT antecipam pagamento de vales para compensar feriado de 1 de maio

  • Lusa
  • 28 Abril 2020

Os CTT vão antecipar em três dias a emissão e pagamento de vales aos pensionistas para compensar o feriado de 1 de maio, evitando assim uma afluência maior às lojas.

Os CTT vão antecipar a emissão de vales, agora em três dias úteis, para compensar o feriado de 1 de maio, evitando a afluência aos locais de pagamento, reduzindo o risco de contágio pela pandemia de Covid-19.

“Os CTT, tendo em conta a importância de assegurar a segurança e bem-estar dos pensionistas no atual contexto de pandemia Covid-19, vão prolongar algumas das medidas excecionais e mitigadoras implementadas no âmbito do pagamento das pensões, no mês de maio”, indicaram, em comunicado, a empresa de correios.

Assim, vai ser antecipada emissão e pagamento dos vales, “agora em três dias úteis, e faseada a distribuição, durante 15 dias”, compensado o feriado de 1 de maio. Os vales serão emitidos no dia 29 de abril e serão pagos, previsivelmente, até 13 de maio.

Com estas medidas, os CTT pretendem minimizar o risco de afluência aos locais de pagamento e, consequentemente, o de contágio. Para os pensionistas que pretendam receber o seu vale em casa, está disponível um serviço de pagamento ao domicílio, no valor de 1,80 euros.

No documento, o grupo postal recorda que os vales têm um mês de validade, “pelo que os pensionistas que não necessitem de o fazer nos primeiros dias poderão efetuar o levantamento mais tarde, evitando os dias de maior afluência”. Por outro lado, a partir de 4 de maio, as lojas CTT vão passar a funcionar das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, com exceção das lojas do aeroporto e das que se encontram inseridas em centros comerciais.

“Os CTT pagam cerca de 370 mil vales por mês e encaram com enorme responsabilidade o papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa e na preservação da segurança e bem-estar dos seus trabalhadores e clientes, incluindo pensionistas”, lê-se no documento.

No âmbito das medidas implementadas para travar o Covid-19, as lojas CTT passaram a fazer o atendimento à porta fechada e os colaboradores podem utilizar viseiras, máscaras, luvas e gel desinfetante no atendimento. Adicionalmente, foi colocada uma fita sinalizadora no chão para marcar a distância de segurança entre o colaborador e o cliente, bem como um painel acrílico.maio.

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