Covid-19: BBVA perde 1.792 milhões de euros no 1.º trimestre devido a perdas da filial nos EUA

  • Lusa
  • 30 Abril 2020

No primeiro trimestre deste ano, o banco espanhol perdeu 1.792 milhões de euros, depois de ter gastado 2.082 milhões para cobrir a perda de valor da filial nos EUA e 1.433 milhões para provisões.

O banco BBVA perdeu 1.792 milhões de euros no primeiro trimestre, depois de gastar 2.082 milhões para cobrir a perda de valor da subsidiária nos EUA e 1.433 milhões para provisões da covid-19, foi esta quinta-feira anunciado.

De acordo com a agência de notícias espanhola EFE, o banco informou esta quinta-feira o supervisor de mercado espanhol de que o seu lucro recorrente (derivado de negócios puros) do primeiro trimestre foi de 1.258 milhões de euros.

O BBVA explicou que os 2.082 milhões destinados à sua subsidiária nos EUA devem-se à “evolução negativa das taxas de juros naquele país e às piores perspetivas económicas”, acrescentando que isso não afeta o património, o capital ou a liquidez do banco.

O banco alocou, ainda, 1.433 milhões de euros para provisões relacionadas com a covid-19, sem as quais o lucro trimestral teria sido de 292 milhões.

O BBVA também comunicou sua decisão de não distribuir dividendos do exercício de 2020, de acordo com a recomendação do Banco Central Europeu (BCE), até que as incertezas geradas pela pandemia desapareçam.

A entidade bancária informou também que vai fazer uma doação de 35 milhões de euros, que se destinam a apoiar as autoridades de saúde e investigação científica, paralelamente a outras iniciativas dirigidas aos seus clientes mais afetados pela crise, como pagamentos flexíveis, benefícios antecipados e outras medidas de liquidez.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: BBVA perde 1.792 milhões de euros no 1.º trimestre devido a perdas da filial nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião