Taxa de inflação em Portugal mantém-se nos 0% em abril

A taxa de inflação homóloga em Portugal ter-se-á fixado em 0%, em abril, revelou o INE, mantendo-se alinhada com o nível registado no mês anterior.

A pandemia mantém os níveis de preços sobre pressão em Portugal. Os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística, apontam para que a taxa de inflação homóloga se tenha fixado nos 0%, em abril, alinhada com o nível registado no mês anterior.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido nula em abril de 2020, taxa idêntica à registada em março”, antecipa o gabinete público de estatísticas nesta quinta-feira.

O comportamento dos preços é ditado por dois movimentos contrários, com o INE a destacar “o aumento da taxa de variação homóloga dos produtos alimentares não transformados para 8,4% (taxa superior em 5,5 pontos percentuais à do mês anterior) e a variação de -9,1% para os produtos energéticos (-3,7% em março), refletindo reduções dos preços dos combustíveis e da eletricidade”.

Por sua vez, a inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, terá entrado em terreno negativo, em abril. O registo é de uma variação de -0,1%, inferior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior.

Em comparação com março, o IPC terá aumentado 0,6% (1,4% no mês precedente e 0,6% em abril de 2019). A variação média dos últimos doze meses foi 0,2%, aquém em 0,1 pontos percentuais face ao registada em março.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,1%, valor idêntico ao registado em março.

(Notícia atualizada às 10h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação em Portugal mantém-se nos 0% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião