Governo recorre a plano de emergência para travar fome

  • ECO
  • 1 Maio 2020

Serão distribuídos, em maio, 90 mil cabazes alimentares a famílias em situação de carência económica, em muitos casos causada pela pandemia do covid-19.

O Governo vai recorrer a um plano negociado na altura da troika como forma de financiar a distribuição de cabazes alimentares a famílias em situação de carência económica devido à atual crise. Ao abrigo deste programa serão distribuídos, já em maio, 90 mil cabazes, adianta o Expresso (acesso pago) esta sexta-feira.

O número de cabazes a ser distribuído este mês corresponde a um aumento de 50% face aos que foram distribuídos pelas instituições sociais em março, ainda antes do impacto da pandemia se começar a sentir. Os cabazes são compostos por 25 produtos alimentares e serão distribuídos através de instituições sociais a pessoas que perderam rendimento devido às consequências económicas impostas pela pandemia. Nomeadamente, trabalhadores que ficaram sem emprego ou que se encontrem em situação de lay-off.

A distribuição será feita ao abrigo do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), programa negociado aquando da intervenção da troika em Portugal, entre o governo liderado por Pedro Passos Coelho, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que recorre a verbas europeias para socorrer à “emergência alimentar” ditada pela crise.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo recorre a plano de emergência para travar fome

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião