EIOPA divulga Guia do Consumidor de seguros durante pandemia

  • ECO Seguros
  • 6 Maio 2020

A autoridade europeia liderada por Gabriel Bernardino elaborou um de guia para orientar o consumidor de seguros e produtos associados no atual contexto de pandemia da covid-19.

A Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) adotou um Guia para o Consumidor com o objetivo de facilitar a compreensão das coberturas durante a pandemia, refere uma nota do regulador português (ASF).

Entre outras recomendações, a EIOPA sugere, num primeiro passo, que o consumidor final verifique as condições da apólice de modo a conhecer a suas “obrigações contratuais”. O consumidor deve também procurar inteirar-se das “medidas de contingência” adotadas pela sua seguradora ou agência de mediação, nomeadamente quanto às medidas de gestão implementadas, pois podem ajudar a responder mais facilmente às questões relativas à sua apólice.

Através do documento, a EIOPA destaca, “em linguagem simples e acessível, um conjunto de ações que podem ser adotadas pelos consumidores do setor segurador, no mercado da União Europeia, face a eventuais dificuldades com que se deparem em relação a contratos de seguro celebrados ou a celebrar”, explica a nota da ASF.

Outras recomendações do Guia alertam o consumidor para propostas, em particular as que sejam dirigidas por correio eletrónico, prestando atenção a “sinais de esquemas fraudulentos”. Ainda, face à desvalorização de investimentos baseados em seguros, a EIOPA aconselha a não tomar qualquer decisão sem antes consultar a sua seguradora ou mediador que, no interesse do consumidor, são obrigados a prestar “informação clara e atempada”.

Aceda por aqui ao guia da autoridade europeia.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EIOPA divulga Guia do Consumidor de seguros durante pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião