Fabricado? Coronavírus veio de morcegos, diz a OMS. Pode infetar gatos

Estudos mostraram que gatos e furões são suscetíveis ao Covid-19, e também cães, embora em menor grau, aponta especialista da Organização Mundial de Saúde.

Numa altura em que ainda se discute a origem do novo coronavírus, com os EUA a dizerem que foi fabricado num laboratório na China, um cientista da Organização Mundial de Saúde (OMS) reitera que o vírus veio dos morcegos e pode espalhar-se entre gatos. No entanto, não é ainda certo como é que a doença terá sido transmitida aos humanos.

O novo coronavírus faz parte de um grupo de vírus que se originam ou se espalham em morcegos, mas ainda não está claro qual animal pode ter transmitido a doença aos seres humanos, disse Peter Ben Embarek, especialista da OMS em doenças animais que saltam para os seres humanos, de acordo com a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O especialista adianta que o vírus provavelmente chegou aos humanos através do contacto com animais criados para alimentação, mas os cientistas ainda não determinaram quais as espécies. Estudos mostraram que gatos e furões são suscetíveis ao Covid-19, e também cães, embora em menor grau, apontou.

Alguns líderes mundiais envolveram-se na discussão sobre a origem do vírus, como foi o caso de Donald Trump, que sugeriu que este provinha de um laboratório na China. No entanto, os cientistas que estudam a questão defendem que o vírus teve origem num animal e que, provavelmente, chegou à população humana em novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fabricado? Coronavírus veio de morcegos, diz a OMS. Pode infetar gatos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião