Casos de coronavírus aumentam 0,5%. Portugal regista 1.126 mortes

Número de infetados pelo novo coronavírus aumentou 0,5% para 27.406 casos nas últimas 24 horas. Governo diz que primeira semana de desconfinamento é "encorajadora".

Portugal registou 138 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas. Trata-se de um aumento de 0,5% face ao dia anterior, elevando para 27.406 o total de pessoas infetadas no país. Também subiu o número de mortes provocadas pela pandemia: mais 12 até à meia-noite para um total de 1.126 vítimas mortais.

A taxa de crescimento de novos casos volta assim a descer depois da aceleração verificada nos últimos três dias. As autoridades de saúde já tinham afastado uma relação do aumento de novos casos com as medidas de desconfinamento do início da semana e os números deste sábado parecem confirmar essa ideia.

Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde fez um primeiro balanço em relação à primeira semana de reabertura gradual da economia. “Estamos quase a chegar ao final da primeira semana de desconfinamento e, de forma geral, penso que aquilo que é a perceção de todos nós e a informação que resulta dos relatórios que vamos produzindo é encorajadora“, disse Marta Temido.

"Estamos quase a chegar ao final da primeira semana de desconfinamento e, de forma geral, penso que aquilo que é a perceção de todos nós e a informação que resulta dos relatórios que vamos produzindo é encorajadora.”

Marta Temido

Ministra da Saúde

Há mais boas notícias do último balanço da Direção-Geral de Saúde: menos 27 internamentos (815 no total, hoje em dia) e menos sete internamentos em cuidados intensivos (120 no total), dados que vêm aliviar ainda mais a pressão que tem sido exercida sobre os hospitais nas últimas semanas.

Por outro lado, também aumentou o número de casos recuperados: 77 recuperações registadas nas últimas 24 horas, sendo que já recuperaram 2.499 pessoas que foram infetadas pelo novo coronavírus.

Por regiões, o Norte continua a ser a região mais afetada: contou mais 45 novos casos para um total de 15.854, cerca de 60% do total do país.

Porém, a região de Lisboa e Vale do Tejo parece ter agora o ponto mais ativo do surto, como tinha sublinhado a diretora geral de saúde, Graças Freitas, por causa da situação de Azambuja: foram confirmados mais 73 infeções nas últimas 24 horas, com aquela região a contabilizar um total de 7.166 casos.

A análise mostra que o valor médio do R nos últimos dias 5 era de 1,04. Este valor que se apurou para os dias 1 a 5 de maio mostra que o número de novos casos a cada geração é constante e que precisamos de manter cuidados sobretudo nesta fase de desconfinamento”, referiu a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.

Temido adiantou ainda que a “curva de mortalidade por Covid-19 mostra uma diminuição consistente desde o dia 15 de abril, o que também é relevante”.

Novas regras para lares, creches, transportes públicos e futebol

A ministra adiantou ainda que o trabalho do Ministério de Saúde tem passado hoje em dia pelo apoio à definição de regras de saúde pública para a retoma das atividades. Já o fez para a restauração, por exemplo.

Seguir-se-ão outros setores, que “são temas em preparação em termos técnicos e que serão divulgados em tempo oportuno”: visitas a lares de idosos, creches, utilização dos transportes públicos e futebol, referiu Marta Temido. Serão divulgadas nos próximos dias.

A ministra disse que ainda é “prematuro” avançar com medidas para o acesso às praias. “É algo que o Governo fará depois de recebido os inputs das várias autoridades”, disse.

Sobre a Festa do Avante!, depois de o primeiro-ministro ter admitido a realização do evento, Marta Temido referiu que as regras ainda vão ser pensadas e definidas pela DGS e “serão oportunamente partilhadas com os organizadores”. “Estamos a falar de um evento que se realiza em setembro. Temos de dar passos pequenos mas seguros para que não sejamos traídos pela nossa vontade de retomar a normalidade”, declarou.

(Notícia atualizada às 14h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casos de coronavírus aumentam 0,5%. Portugal regista 1.126 mortes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião