Índice global Marsh: Prémio de seguros comerciais subiu 14% no primeiro trimestre

  • ECO Seguros
  • 12 Maio 2020

Na Europa continental, o índice teve variação de 7,7% acelerando face aos 6,6% da variação calculada para os últimos três meses de 2019.

A média global do valor pago nos prémios de seguros comerciais cresceu 14% no primeiro trimestre do ano em curso, indica a atualização trimestral do Global Insurance Market Index, produzido pela Marsh.

De acordo com informação da líder global de corretagem de seguros e consultoria de risco, trata-se da maior subida desde que o índice foi lançado em 2012. Completando o décimo trimestre consecutivo de progressão nos preços, a variação observada absorve impacto mínimo provocado pela pandemia global do COVID-19 nos valores do período compreendido entre janeiro e março de 2020.

“Os prémios estavam com tendência a aumentar no primeiro trimestre, antes de qualquer impacto significativo de perdas associadas ao COVID-19. Contudo, o COVID-19 irá, provavelmente, impactar os prémios no balanço anual de 2020”, observa António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal, citado em comunicado.

O aumento médio dos prémios foi impulsionado, principalmente, pelo crescimento das taxas do seguro de danos materiais e nas linhas financeiras e profissionais. Entre outras conclusões do relatório, destacam-se:

  • Na Europa registou-se o sexto trimestre seguido de subida. Globalmente, foi o 10º trimestre consecutivo com aumento médio dos prémios.
  • Globalmente, em média, o prémio de risco de danos materiais aumentou 15%, as linhas financeiras e profissionais cresceram quase 26% e responsabilidades aumentou 5%;
  • Os prémios compostos no primeiro trimestre aumentaram em todas as regiões geográficas pelo sexto trimestre consecutivo.

As regiões dos Estados Unidos (14%), do Reino Unido (21%) e do Pacífico (23%) registaram aumentos nos prémios de dois dígitos. O aumento observado nestas regiões “deveu-se largamente ao crescimento em danos materiais, linhas financeiras e profissionais e, em particular, das taxas de D&O (Administradores e Executivos). Nos Estados Unidos, por exemplo, os prémios no mercado de D&O cresceram acima dos 44%, nota a consultora.

Para a Europa continental, o estudo arredonda a variação do índice geral para 8% e indica as linhas de seguros de responsabilidade financeira e profissional como o segmento em que o valor dos prémios mais subiu (12% no trimestre).

O índice trimestral produzido pela Marsh é usado como referência para a companhia na revisão dos preços dos prémios de seguros comerciais globais aquando da sua renovação, representando também a tendência dos principais mercados mundiais de seguros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Índice global Marsh: Prémio de seguros comerciais subiu 14% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião