Afinal, inflação caiu para valores negativos em abril

Inicialmente, o INE tinha estimado que a inflação se tinha situado nos 0% em abril, mas afinal a taxa fixou-se mesmo abaixo dessa linha. Ficou nos -0,2%.

A inflação regressou a “terreno negativo” em abril. Inicialmente, o Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha adiantado que os dados preliminares apontavam para que a inflação homóloga se tivesse mantido nos 0% em abril, mas afinal a taxa fixou-se nos -0,2%. Ou seja, os preços desceram ainda mais do que se tinha inicialmente previsto.

“A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi -0,2% em abril de 2020, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à registada no mês anterior“, explica o INE, na nota divulgada esta quarta-feira.

A explicar esta evolução está, em parte, a variação de -9,4% dos preços dos produtos energéticos, o que reflete as reduções registadas nos preços dos combustíveis e da eletricidade. A evitar maiores recuos na taxa homóloga global estiveram os produtos alimentares não transformados, cuja taxa de variação homóloga subiu 6,5%, mais 3,6 p.p. do no mês anterior.

De notar que também o indicador de inflação subjacente — que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos — registou uma variação homóloga de -0,2%, menos 0,2 p.p. do que em março. Já a variação média dos últimos doze meses foi 0,2%, menos 0,1 p.p. do que a registada no mês anterior.

Em comparação com março, o IPC aumentou 0,3%, menos 0,3 p.p. do que tinha sido inicialmente projetado. “O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de -0,1%, taxa inferior em 0,2 p.p. à do mês anterior”, remata o INE. De acordo com o Orçamento do Estado para 2020, o Executivo de António Costa prevê uma variação de 1,1% para o IHCP português este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, inflação caiu para valores negativos em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião