Covéa desistiu de comprar Partner Re, diz holding dos Agnelli

  • ECO Seguros
  • 13 Maio 2020

A família Agnelli, acionista da reseguradora através da Exor, diz que a Covéa não honrará o compromisso assinado em março, pelo qual a mutualista francesa pagaria 9 mil milhões pela reseguradora.

A Exor, holding de investimentos da família Agnelli, considera que a Covéa “não honrará o seu compromisso de adquirir a Partner Re em conformidade com os termos do Memorando de Entendimento (MoU na sigla inglesa) anunciado em 3 de março de 2020”. E

Em comunicado, a holding dos Agnelli, presidida por John Elkann, afirma que a Covéa “recusou finalizar o acordo” para a transação dizendo que o contexto económico global e as condições de incerteza decorrentes da pandemia impedem que o projeto de aquisição se concretize nos termos inicialmente previstos. No mesmo comunicado, em que exclui a possibilidade de rever os termos do acordo preliminar, a Exor manifesta a sua “forte convicção” de que um preço inferior ao establecido nesse acordo “não reflete o valor da companhia” sediada nas Bermudas.

De acordo com a holding da família Agnelli – que detém a Partner Re desde 2016 -, “ao tentar renegociar os termos do acordo, a Covéa nunca sugeriu a existência de uma alteração material adversa, incluindo o risco de pandemia, ou quaisquer outras questões sobre a Partner Re” que justifiquem a recusa em honrar os seus compromissos no âmbito do MoU “e a Exor acredita que essa base não existe”, detalha o comunicado.

Caso o revés seja definitivo cai por terra o acordo inicial assinado a 3 de março, com a base no qual a Covéa pagaria 9 mil milhões de dólares pela Partner Re. A Exor, holding sediada na Holanda, adquiriu a Partner Re em março de 2016 por 6,72 mil milhões de dólares, sendo atualmente a acionista com controlo integral da resseguradora que desde então cresceu significativamente nos ramos Vida e saúde.

A Exor é a holding empresarial controlada pela família historicamente ligada à Fiat, atualmente grupo FCA, Ferrari e o clube de futebol Juventus, onde joga o internacional português Cristiano Ronaldo. Na Partner Re, a holding liderada por John Elkann detém 100% do capital e 99% dos direitos de voto.

Para o grupo mutualista francês, o fracasso nas negociações com a Exor junta-se a outro caso de atenção mediática. De acordo com uma carta do supervisor datada de março e dirigida ao presidente do grupo, Thierry Derez, a Covéa está atualmente sob o escrutínio da autoridade francesa de controlo prudencial e resolução (ACPR) devido a práticas de governance e gestão de risco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covéa desistiu de comprar Partner Re, diz holding dos Agnelli

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião