Este ano há 360 praias com Bandeira Azul. Mais oito do que no ano passado

Este ano, há 360 praias que vão poder hastear a Bandeira Azul, 322 das quais são praias costeiras e 38 fluviais. O Algarve continua a ser a região com maior número de bandeiras azuis.

Face à pandemia do novo coronavírus, este ano a época balnear, que começa a 6 de junho, vai ser um pouco diferente e com algumas restrições. Este ano, há 360 praias que vão poder hastear a Bandeira Azul, 322 das quais são praias costeiras e 38 fluviais.

Para a época balear de 2020, o programa Bandeira Azul — que pretende distinguir as praias que cumprem os requisitos distinguir as praias que cumprem os requisitos de qualidade ambiental, segurança e bem-estar –, elegeu 360 praias, mais oito do que as galardoadas no ano anterior. Deste conjunto incluem-se 322 praias costeiras (mais seis do que em 2019) e 28 praias fluviais (mais três), foi esta quarta-feira anunciado em conferência de imprensa Associação Bandeira Azul (ABAE).

Em termos gerais, entre as principais novidades para este ano está, por exemplo, as entrada das praias de Paço de Arcos e de Caxias (no concelho de Oeiras), a Foz do Sizandro, em Torres Vedras, e a de Castelo do Queijo, no Porto. No que toca ao interior, as praias de Mâmoa, em Santa Maria da Feira, e da Amieira, em Portel, foram também galardoadas. Registam-se ainda três reentradas e uma saída de seis praias anteriormente categorizadas.

O Algarve continua a ser a região do país com o maior número de bandeiras azuis, com 87 praias, seguida de perto pela região Norte (76 praias, ou seja, mais uma do que em 2019). Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 57 praias (mais três praias). Destaque ainda para a região Centro que regista “um crescimento de forma sustentada”, com 46 praias (mais duas).

Desde que o projeto foi criado, há cerca de 30 anos, já 6.300 praias foram galardoadas com Bandeira Azul. Certo é que, face à pandemia esta época balnear vai ser diferente das anteriores. Face à situação excecional, o Governo definiu, em conjunto com várias entidades, um manual com regras para as praias. O lema é: ter “cuidado consigo próprio, respeitar os outros”, e claro, respeitar as normas definidas.

Entre as várias medidas definidas pelo Executivo está o reforço da sinalização nos locais onde é proibido o estacionamento, a distância mínima de três metros dos chapéus-de-sol de outros utentes ou a proibição de usar equipamentos de uso coletivo nomeadamente gaivotas, escorregas, chuveiros interiores de corpo ou de pés.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este ano há 360 praias com Bandeira Azul. Mais oito do que no ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião