S&P corta rating da TAP devido ao coronavírus. Passa para o sexto nível de lixo

Agência de notação financeira reviu em baixa a avaliação de seis companhias aéreas, apontando para o impacto que a pandemia vai ter no setor.

A Standard & Poor’s cortou o rating da TAP e de cinco outras companhias aéreas. A revisão em baixa, anunciada esta quarta-feira, coloca a avaliação da empresa portuguesa em “B-“, um nível abaixo da anterior notação de “B”. Fica assim no sexto degrau de investimento especulativo, ou seja nível de “lixo”.

“O nosso downgrande da TAP Air Portugal, a transportadora aérea de Portugal, reflete a fraca geração de cash flow da companhia e a deterioração da liquidez”, explica a S&P num relatório divulgado esta quarta-feira. “Projetamos uma escassez material de fontes de liquidez nos próximos 12 meses”, alerta.

As estimativas da agência indicam que a empresa teria 250 a 300 milhões de euros em dinheiro em caixa a 31 de março para fazer face às necessidades financeiras. O montante compara com 60 milhões em amortizações de dívida e leasing, aos quais acrescem 300 a 350 milhões em rendas.

A pressão financeira é agravada pela forte redução nas receitas já que a esmagadora maioria dos voos estão suspensos. Apesar de 90% dos trabalhadores estarem em lay-off, a S&P considera que não será suficiente. “Vemos estas medidas como insuficientes para compensar a significativa queda nas receitas e antecipamos um fluxo financeiro negativo este ano”, diz.

O Governo está a trabalhar com a administração da TAP numa operação de capitalização da companhia que é detida em 50% pelo Estado, em 45% pela Atlantic Gateway e por 5% nas mãos de trabalhadores. A expectativa do Executivo é que esta tarefa esteja concluída em meados de junho.

Vemos uma probabilidade moderadamente elevada de a TAP Air Portugal receber apoio do Governo português“, diz a Standard & Poor’s, que deixa um aviso: ou a ajuda chega nos próximos três meses ou poderá cortar o rating novamente.

“Mantivemos o rating da TAP Air Portugal sob vigilância com implicações negativas para indicar que poderemos baixar mais a notação nos próximos 90 dias. Se nos parecer que a TAP não vai receber apoio público suficiente ou atempado, ou eventualmente procurar outras formas alternativas para melhorar a liquidez (o que consideraríamos preocupante), um downgrade de vários níveis é possível”, alerta.

(Notícia atualizada às 16h30)

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