Pesca da sardinha regressa a 1 de junho, mas só por dois meses

  • ECO
  • 22 Maio 2020

Os pescadores portugueses vão poder voltar à apanha da sardinha dia 1 de junho, revela um despacho publicado esta sexta-feira em DR. A captura e descarga de sardinha estava proibida desde outubro.

Depois de ter sido proibida a partir de meados de outubro, a pesca da sardinha vai voltar a poder realizar-se a partir de dia 1 de junho e até dia 31 de julho, segundo um despacho do secretário de Estado das Pescas publicado esta sexta-feira em Diário da República.

“A pesca da sardinha é reaberta a partir das 00h00 horas do dia 1 de junho e até às 24h00 horas do dia 31 de julho de 2020”, refere o despacho do Governo.

Assim, durante este período o limite de descargas de sardinha capturada com a “arte de cerco pela frota portuguesa é de 6.300 toneladas”, esclarece o documento, acrescentando que deve ser repartido “entre o grupo de embarcações cujos armadores ou proprietários são membros de organizações de produtores (OP) reconhecidas para a sardinha e grupos de embarcações cujos armadores ou proprietários não são membros de OP reconhecidas para a sardinha, correspondendo a cada um dos grupos, respetivamente, 6205 toneladas e 95 toneladas”.

A pesca da sardinha tem vindo a ser gerida “com o objetivo assegurar a sustentabilidade ambiental, económica e social desta atividade” e em em linha com os objetivos da Política Comum das Pescas.

Por esse motivo tem havido todos os anos paragens do setor, têm sido implementadas medidas de proteção dos juvenis e impostos limites anuais às possibilidades de captura.

A captura e descarga de sardinha estava proibida a partir de 12 de outubro, com o intuito de gerir esta situação. Em setembro do ano passado, a ministra do Mar reiterou que a quota da captura da sardinha para este ano é de até 9.000 toneladas, mantendo-se cautelosa com a possibilidade do aumento das capturas em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pesca da sardinha regressa a 1 de junho, mas só por dois meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião