Hoje nas notícias: retoma económica, app e combustíveis

  • ECO
  • 25 Maio 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Numa altura em que o país já esta na segunda fase do plano de desconfinamento, os partidos apresentam propostas para o plano de retoma, que se baseiam no emprego, apoios e investimento. Durante este levantamento de restrições e regresso à atividade, os preços dos combustíveis voltam a subir. A aplicação que irá informar sobre o contacto com infetados com Covid-19 deverá estar pronta no verão. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Emprego, apoios e investimento juntam partidos na receita para a retoma

O primeiro-ministro, António Costa, recebe em São Bento entre hoje e amanhã, os partidos representados na Assembleia da República, para lhes apresentar as linhas gerais da estratégia que o Governo já delineou para o Programa de Estabilização Económica e Social. Mas também para acolher os respetivos contributos para este programa. O emprego, os apoios às empresas e o investimento destacam-se entre as reivindicações revelou uma ronda feita junto dos partidos com representação na Assembleia da República.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Preços nas gasolineiras retomam subidas no desconfinamento

Os combustíveis voltaram a ficar mais caros. Nesta fase de desconfinamento no país, os preços começam a voltar a aproximar-se aos níveis a que estavam antes da pandemia. Desde a primeira fase do plano de desconfinamento, a 4 de maio, o preço da gasolina já recuperou 4%, num aumento de cinco cêntimos, e o do gasóleo 1%.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

App anti-Covid estará pronta no verão

A aplicação de que o avisa se esteve em contacto com uma pessoa com Covid-19 durante, pelo menos, 15 minutos, deverá estar finalizada no final de maio ou início de junho, pronta para as férias de verão dos portugueses. A app StayAway Covid, desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, será voluntária, anónima e sem georreferenciação, contemplando um rastreamento através dos telemóveis, utilizando Bluetooth.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Empresa quer expandir aterro próximo de habitações

Uma empresa tem nos planos uma expansão de um aterro polémico que se situa ao pé de casas. Opõem-se ao projeto associações de ambientalistas, moradores e um autarca de Valongo, que falam de deposição de amianto e de importação de lixo do estrangeiro. A Câmara já travou o projeto, mas a decisão relativamente à expansão do aterro está agora nas mãos do tribunal.

Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível)

Relatório da criminalidade de 2019 fica secreto até 30 de junho

O Governo avançou com um pedido de prorrogação do prazo de envio do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2019 para a Assembleia da República, devido ao estado de emergência. O prazo passou assim a ser 30 de junho, sendo que, por lei, o prazo estipulado para o envio deste documento era até 31 de março.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: retoma económica, app e combustíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião