Plataforma da LOQR assegura “compliance” de canal 100% digital do Montepio

  • ECO Seguros
  • 25 Maio 2020

A startup que fornece a seguradoras e agentes soluções de conformidade normativa na subscrição remota e digital conclui, em plena pandemia, nova etapa na transformação digital do Montepio.

Graças à parceria do banco com a tecnológica portuguesa LOQR, o novo serviço de abertura de conta online para empresas está, numa primeira fase, disponível às sociedades unipessoais com um sócio gerente e, depois, será alargado a empresas com mais sócios. A solução totalmente made in Portugal permite que o cliente complete “em apenas três passos” o processo de abertura de conta no serviço Montepio24 Empresas.

“Em menos de 20 minutos, a conta fica ativa, pronta a movimentar e é atribuído o acesso” a um canal 100% digital, assegura a LOQR.

O novo serviço digital do Montepio resulta de um processo que levou “apenas dois meses”, em pleno contexto de confinamento (devido à covid-19). A solução assegura total conformidade com diretrizes KYC e AML e de assinatura do contrato.

“O lançamento da abertura de conta ‘online’ para empresas é um passo importante no processo de transformação digital do banco”, afirma o presidente executivo do Montepio, Pedro Leitão. Através do site do banco, a plataforma desenvolvida pela startup de Felgueiras “permite que seja efetuada a recolha de dados e documentos; videochamada; assinatura digital de contrato e ativação da conta, sem a necessidade de deslocações ao balcão ou de instalação de uma app”, explica a tecnológica que trabalha na transformação digital da banca e seguros.

A LOQR “mantém-se focada no desenvolvimento de uma plataforma que possibilita aos bancos a criação de um verdadeiro canal digital integrado, seguro e no estrito cumprimento da legislação vigente”, realça Ricardo Costa, CEO da LOQR.

A transformação digital da banca tem vindo a verificar-se de forma gradual e estruturada. Mas, observa a tecnológica, como “vivemos tempos desafiantes que impõem medidas extraordinárias”, a criação de um canal digital integrado com base nesta solução assegura:

Onboarding digital do cliente – melhora experiência dos clientes através da customização de cada jornada de acordo com as suas especificidades, assegurando uma maior confiabilidade dos dados, bem como o cumprimento das diretrizes de KYC (know your customer) e AML (anti money laundering), incluindo verificações de PEP (politically exposed persons), RCA (relatives and close associates) e SIP (special interest persons). Este conjunto de protocolos garante requisitos de digitalização dos processos de negócio, nomeadamente face a cibersegurança, regulamento de proteção de dados e cumprimento de normas de prevenção contra branqueamento de capitais.

Assinatura digital – integra processos de assinatura diretamente nas jornadas dos clientes, permitindo obter as assinaturas de forma rápida e cómoda, gerir múltiplas assinaturas e assinaturas corporativas, aumentando significativamente a taxa de conversão (ganhos com aquisição de um novo cliente).

Autenticação forte do cliente – Reduz o risco de fraude, assegurando transações online seguras através de múltiplos fatores de autenticação e em conformidade com a Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (PSD2).

Atualização de dados – Agiliza e facilita atualização regular dos dados clientes, através de vídeo entrevistas ou com recurso a mecanismos de biometria, assegurando o cumprimento do regulamento AML5 e evitando multas.

Embora progredindo com maior destaque junto da banca, a LOQR recorda que dispõe de parceiros e clientes na área dos seguros. “No âmbito do nosso empenho para acelerar uma transição segura para o mundo digital, apresentamos ao mercado a utilização das funcionalidades da nossa plataforma para subscrição remota e digital de seguros on demand, em função das necessidades do cliente final, assegurando sempre uma correta verificação da sua identidade e a assinatura eletrónica de contratos, com todas as garantias de segurança, compliance e conveniência para o utilizador,” recorda a insurtech.

As sociedades unipessoais com um sócio gerente representam mais de 50% do universo de empresas que abre atividade num ano, nota a LOQR. A abertura de Conta Empresa através de canal digital totalmente integrado “é mais um serviço, entre outros, como os pedidos 100% online de moratórias, que o Banco optou mais recentemente” no quadro da crise pandémica, complementa.

A parceria com o Banco Montepio iniciou-se em meados de 2018 tendo por base a criação de serviços 100% digitais. “Logo no primeiro ano foram lançados três serviços 100% digitais com recurso às funcionalidades asseguradas pela plataforma LOQR”, acrescenta fonte da tecnológica.

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