Revista de imprensa internacional

Poupanças dos consumidores europeus aumentam, atrasando a retoma. O BCE está a ultimar testes de stress para avaliar resistência da banca europeia ao Covid-19.

Numa altura em que a maior parte dos países europeus já avançou com o levantamento de medidas de restrição devido à pandemia de coronavírus, a poupança dos consumidores poderá dificultar a retoma económica. As taxas de poupança aumentam nas principais economias, motivando receios dos economistas. O Banco Central Europeu já está a ultimar testes de stress para avaliar resistência da banca europeia ao Covid-19. Em Espanha, uma das medidas implementadas foi um rendimento mínimo vital, mas que o ministro da Segurança Social já veio explicar que está condicionado pela procura de emprego. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Financial Times

Consumidores europeus acumulam poupanças, atrasando retoma da economia

Os depósitos bancários estão a aumentar em toda a Europa, à medida que as pessoas respondem à agitação económica e social da pandemia de coronavírus, poupando mais. Esta tendência está a alimentar receios entre economistas de que os consumidores não vão ajudar a economia em declínio, atrasando a retoma. As taxas de poupança em quatro das cinco maiores economias da Europa registaram uma subida acentuada, superando as médias de longo prazo em março.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

El Confidencial

BCE ultima testes de stress para avaliar resistência da banca europeia ao Covid-19

O Banco Central Europeu (BCE) está a ultimar uma das análises mais sensíveis dos últimos anos. O supervisor avançou com uma análise da vulnerabilidade dos bancos europeus face à crise provocada pelo Covid-19. Está em causa um exame interno cujos números desagregados não serão divulgados. Esses números determinarão quais as entidades financeiras europeias mais vulneráveis à turbulência ditada pela pandemia, e aquelas sobre as quais o BCE deverá estar mais atento nos próximos meses. Este exame irá substituir os testes de stress que a Autoridade Bancária Europeia (EBA) decidiu cancelar aquando do espoletar da crise pandémica, para ajudar os bancos a concentrarem as suas atenções no apoio aos clientes com medidas como moratórias e disponibilização de linhas de crédito com avales públicos.

Leia a notícia completa no El Confidencial (acesso livre conteúdo em inglês)

Expansión

“Para obter o rendimento mínimo vital, é obrigatório procurar emprego”, diz ministro espanhol

O ministro espanhol da da Segurança Social, José Luis Escrivá, salienta que o rendimento mínimo vital que será implementado no país para fazer face à pandemia, cujo montante varia entre 460 e 1.100 euros, terá de ser compatível com o emprego. “Para obter o rendimento mínimo vital, é obrigatório procurar emprego”, disse o ministro espanhol.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

CEO da Aston Martin de saída. Poderá ser substituído pelo CEO da Mercedes-AMG

O presidente executivo da Aston Martin, Andy Palmer, vai deixar o negócio como parte de uma remodelação na administração e será substituído por Tobias Moers, CEO da Mercedes-AMG, disse uma fonte próxima do dossier à Reuters. A fabricante automóvel disse que está a analisar a equipa de gestão, mas recusou-se a comentar sobre o destino de Palmer. A Aston Martin registou perdas expressivas no primeiro trimestre, depois de as vendas terem caído quase um terço devido ao impacto do surto de coronavírus.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Les Echos

Alibaba fez cerca de um bilião de dólares em transações nos últimos doze meses

É um único comerciante que, sozinho, produz o equivalente a um sexto do comércio chinês. Pela primeira vez na sua história, o Alibaba registou transações na plataforma de mercado, nos últimos doze meses, de cerca de um bilião de dólares (cerca de 917 mil milhões de euros), um volume de negócios três vezes maior do que a concorrente norte-americano Amazon. Em cada uma dessas transações (95% chinesas), o Alibaba retira uma parte.

Leia a notícia completa no Les Echos (acesso pago, conteúdo em francês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião