Costa regozija-se com “emendar de erro da TAP” sobre rotas do Porto

A TAP vai retomar a atividade, tendo avançado com um plano de rotas que mereceu duras críticas. A companhia aérea, da qual o Estado é acionista, concentrou os voos em Lisboa, deixando apenas três rotas no Porto, o que levou António Costa a afirmar que o plano não tinha credibilidade. A empresa liderada por Antonoaldo Neves voltou atrás, uma decisão com a qual o primeiro-ministro diz regozijar-se.

Só tenho de me regozijar quando quem erra emenda o erro“. Foi desta forma que António Costa reagiu à questão colocada pelos jornalistas à saída dos encontros com os parceiros sociais por causa do Plano de Estabilização Económico e Social. “É essencial para o país que a TAP seja bem gerida, que tenha condições de sustentabilidade”, acrescentou em declarações transmitidas pela RTP 3.

“Queremos que TAP seja parceiro essencial do pais, mas do país no seu todo”, atirou o chefe do Executivo. “Temos um aeroporto saturado como Portela, e temos o aeroporto Sá Carneiro. Não é boa gestão de recursos concentrar tudo num só aeroporto“, disse.

Estas declarações foram proferidas depois de a TAP ter emitido um comunicado em que recuou no plano de retoma, o qual tinha merecido duras críticas, nomeadamente de António Costa. “Não tem credibilidade qualquer plano de rotas definido pela TAP, sem a prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras definida pela República Portuguesa”, disse o primeiro-ministro.

No seguimento destas declarações, no Twitter, bem como das críticas dos restantes quadrantes políticos, mas também a preocupação demonstrada por Marcelo Rebelo de Sousa, a TAP veio anunciar que vai rever o plano.

A “companhia está empenhada e vai de imediato colaborar com todos os agentes económicos, nomeadamente associações empresariais e entidades regionais de turismo, para viabilizar o maior número de oportunidades, adicionar e ajustar os planos de rota anunciados para este momento de retoma por forma a procurar ter um serviço ainda melhor e mais próximo a partir de todos os aeroportos nacionais onde a TAP opera”, diz a operadora aérea.

Relacionados