Preços deverão cair 8,4%. Imobiliário pede IVA a 6% e reforço dos vistos gold

Antecipando uma descida de 8,4% nos preços, os promotores imobiliários defendem que, para que o mercado possa recuperar da crise, devem ser implementadas certas medidas, como reduções nos impostos.

O imobiliário foi um dos setores atingidos pela crise provocada pelo coronavírus e a maioria acredita que uma recuperação só será possível a partir do próximo ano. Mas, para que essa retoma aconteça mais fácil e rapidamente, o setor defende que devem ser implementadas algumas medidas, entre as quais descontos em alguns impostos e uma aposta no mercado internacional.

Os impactos estão a ser sentidos e, no que toca a preços, já se notaram descidas nos últimos meses e vão continuar a notar nos próximos 12 meses, concluiu o Portuguese Investment Property Survey, realizado pela Confidencial Imobiliário. Os promotores imobiliários acreditam que os preços deverão cair 8,4%, enquanto as transações reduzir-se-ão em 15,7%.

Contudo, mesmo com esses efeitos, a maioria dos promotores não tem intenções de parar os projetos já em construção e são poucos aqueles que pretendem diminuir o preço de venda para manter a procura. Em vez disso, a estratégia passará por recorrer a visitas virtuais aos imóveis e atrasar os projetos que ainda estão em licenciamento.

Analisando todos os impactos, concluiu o inquérito, o quadro económico é visto como o principal obstáculo ao setor, mas também a burocracia nos processos de licenciamento. Mas, para além disso, os promotores acreditam que devem ser adotadas medidas que permitirão facilitar e acelerar a recuperação do mercado imobiliário.

Assim, defendem que uma descida do IVA da construção para os 6% é, neste momento, a medida mais importante, bem como o relançamento do programa dos vistos gold, de forma a atrair investimento estrangeiro. Além disso, os promotores pedem mais isenções temporárias de alguns impostos e a possibilidade de realizar escrituras online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços deverão cair 8,4%. Imobiliário pede IVA a 6% e reforço dos vistos gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião