Altri aumenta produção durante a pandemia. Lucro afunda 81%

Nos primeiro trimestre, a industrial especializada em pasta de papel aumentou a produção e as vendas. No entanto, a queda do preço da matéria-prima nos mercados internacionais penalizou as contas.

Altri lucrou 6,8 milhões de euros nos primeiros três meses do ano. Mesmo com o aumento da produção e das vendas, o efeito da pandemia nos preços da pasta de papel levou o resultado líquido a afundar 81% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“A quebra nos resultados líquidos é explicada, na sua quase totalidade, com a quebra de cerca de 30% dos preços de pasta nos mercados internacionais, uma vez que as restantes rubricas se mantiveram em níveis equiparáveis nos dois trimestres em análise”, explica a empresa coliderada por Paulo Fernandes e João Borges de Oliveira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Apesar da maior quantidade de pasta produzida e vendida, as receitas totais da Altri atingiram 165,7 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de cerca de 20% face ao período homólogo. “O aumento de produção e de venda de pasta não foram assim suficientes para anular a referida quebra do preço da pasta nos mercados internacionais“, aponta.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) caiu 55,5% para 33,1 milhões de euros. Em termos de segmentos, o EBITDA das unidades de produção de pasta de papel ascendeu a 25,4 milhões de euros e o EBITDA gerado pelas unidades de produção de energia através de biomassa atingiu 7,8 milhões de euros.

Empresa adia investimentos de 9 milhões

Os custos operacionais deslizaram 0,2% para 132,5 milhões de euros e a expectativa da empresa é continuar a cortar. “Tendo em conta o grau de incerteza que caracteriza o contexto atual, a Altri está a desenvolver um conjunto de projetos que visam a redução de custos operacionais e o reforço da eficiência operacional das suas unidades produtivas“, diz sobre as perspetivas futuras.

Acrescenta que está igualmente a realizar “uma execução prudente do plano revisto de investimentos para 2020”. Desse processo de revisão do custo / benefício dos projetos em carteira no contexto de pandemia global, a empresa decidiu “reagendar a realização de alguns projetos no montante de, aproximadamente, 9 milhões de euros”.

A elevada incerteza leva a empresa a não avançar com mais estimativas de impacto da pandemia, dizendo apenas que procedeu à implementação de um conjunto de medidas de prevenção. Estas incluem gastos com pessoal, nomeadamente, turnos e horas extra, bem como, despesas de deslocação, donativos, equipamentos de proteção, gastos com a contratação de empresas especializadas na desinfeção de espaços, entre outros e estima-se que tenham um impacto negativo nos resultados de, aproximadamente, 250 mil euros.

As três fábricas continuam a produzir em pleno, bem como assim, as centrais de produção de energia elétrica. Durante este período, e até ao dia de hoje, as operações em todas as unidades que constituem o universo empresarial do Grupo Altri decorreram ao ritmo habitual, não tendo havido disrupções”, diz a empresa, acrescentando que a Celbi vai efetuar a paragem de manutenção programada de dez dias em junho, e a Caima no quarto trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri aumenta produção durante a pandemia. Lucro afunda 81%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião