Hoje nas notícias: IVA da luz, Metro e hotelaria

  • ECO
  • 29 Maio 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Numa altura em que já vai avançado o plano de desconfinamento, os hotéis começam a reabrir, de forma gradual, sem uma descida de preços. O Metro de Lisboa está com dificuldades devido à falta de procura, reiterando a necessidade de uma injeção financeira do Estado. O Governo poderá avançar com a redução do IVA da luz, apesar de ainda não ter recebido resposta de Bruxelas. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Portugal pode avançar com redução do IVA da luz

A descida do IVA da eletricidade diferenciado consoante os escalões de consumo pode avançar. A Comissão Europeia ainda não decidiu sobre o pedido de Portugal relativamente a esse tema, mas fonte do executivo comunitário adianta que o Governo pode avançar com a medida já que o “processo de consulta é uma mera formalidade, uma vez que o Comité do IVA não pode aprovar ou rejeitar a medida sugerida”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Metro de Lisboa exige nova injeção financeira do Estado

Com a falta de procura devido à pandemia, o Metro de Lisboa necessita de apoio do Estado. As receitas de títulos ocasionais de transporte e passes, entre 1 de janeiro e 25 de maio, caíram para metade face o período homólogo. “Em consequência da acentuada quebra de receita e consequente falta de liquidez da empresa, verifica-se uma necessidade de apoio financeiro do Estado como acionista, para pagamento de custos operacionais, designadamente as remunerações e compromissos com fornecedores”, diz o presidente da empresa, Vítor Domingues dos Santos.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Hotelaria reabre a meio gás, mas sem baixar preços

Após uma paragem forçada devido ao coronavírus, junho marca a reabertura do setor turístico. A hotelaria vai reabrir de forma gradual, mas focada em manter os preços independentemente de ocorrer uma quebra da procura. Esta é pelo menos a expectativa dos hoteleiros que antecipam um arranque de atividade com uma ocupação que não chegará aos 50% de ocupação. Ainda assim antecipam que aspetos como a segurança oferecida são um argumento a favor da atração dos turistas e de não ocorrer uma baixa dos preços.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

António Mexia diz que o Ministério Público lhe quer “acertar o passo”

O presidente executivo da EDP, António Mexia, e Manso Neto, presidente executivo da EDP Renováveis, vão ser ouvidos no âmbito do caso EDP, devido ao aparecimento de novas informações, sendo que o Ministério Público (MP) quer promover novas medidas de coação. A defesa dos líderes das energéticas argumenta que o MP quer “acertar o passo” aos arguidos, “mostrando mão pesada sem qualquer justificação”.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Igreja tem quebra de 50 milhões devido a pandemia

A pandemia trouxe medidas de restrição para as celebrações religiosas, impedindo o encaixe de esmolas, oferendas e encomenda de missas. Estas celebrações sem fiéis levaram a Igreja a registar uma quebra de 50 milhões de euros, num período que coincidiu com a Páscoa e o mês de Maria, que tipicamente trazem mais receitas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IVA da luz, Metro e hotelaria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião