5 coisas que vão marcar o dia

Como está a evoluir a concessão de novos créditos às famílias? O BdP responde esta sexta-feira. E o FC Porto tenta ganhar algum fôlego financeiro com o adiamento do reembolso das obrigalões.

No dia em que o Banco de Portugal revela como está a evoluir a concessão de novos créditos às famílias, o FC Porto reúne-se com os obrigacionistas para tentar ganhar algum fôlego. A Ibersol apresenta resultados e o INE divulga indicadores sobre a pandemia. No Parlamento, é a justiça climática que se discute.

Como está a evoluir concessão de novos créditos às famílias?

O Banco de Portugal publica, esta sexta-feira, o indicadores da concessão de novos créditos às famílias, nomeadamente para a compra de casas. Os dados são referentes a abril, pelo que poderão refletir o impacto da pandemia de coronavírus. Em março, a disponibilização de crédito à habitação atingiu os 952 milhões de euros, um aumento de quase 4% face a fevereiro e de mais de 9% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Já no que diz respeito às restantes finalidades de crédito às famílias, registou-se uma quebra nos valores concedidos, face ao mês anterior.

FC Porto reúne-se com obrigacionistas

A SAD do Futebol Clube do Porto reúne-se, esta sexta-feira, em Assembleia Geral com os seus obrigacionistas para tentar adiar o pagamento de 35 milhões de euros em obrigações e, assim, ganhar algum fôlego financeiro. Em contrapartida, o clube propõe-se a continuar a pagar um juro bruto de 4,29% até 2021. A concretizar-se, o adiamento do prazo significará que o FCP terá agora de pagar apenas 1,5 milhões referentes aos juros. E o reembolso ficaria para 9 de junho de 2021

Ibersol apresenta resultados

A Ibersol apresenta, esta sexta-feira, os seus resultados referentes aos primeiros três meses de 2020. No último ano, este grupo lucrou 27 milhões de euros, mais 8,2% do que no ano anterior, enquanto o volume de negócios foi de 485 milhões de euros, contra 450,1 milhões no ano precedente. Devido à pandemia de coronavírus, é expectável os números do primeiro trimestre tenham sido menos animadores. No final de março, a Ibersol encerrou 75% dos restaurantes. O grupo recorreu ao lay-off simplificado e anunciou que não irá distribuir dividendos.

INE publica indicadores sobre a pandemia

O Instituto Nacional de Estatística publica, esta sexta-feira, indicadores de contexto para a pandemia de Covid-19. Os dados compreendem o período até ao dia 3 de junho. De acordo com a nota publicada no final de maio pelo INE, o impacto do surto tem tido sido marcado por uma elevada heterogeneidade regional. Nessa altura, por cada 10 mil habitantes existiam 29,1 casos confirmados de Covid-19, média que era ultrapassada em 53 municípios, dos quais 36 pertenciam à região Norte.

Justiça climática em debate no Parlamento

Esta sexta-feira é dia de debate de urgência na Assembleia da República. O plenário foi requerido pelo grupo parlamentar bloquista e tem como tema a justiça climática e a saída para as crises. O debate arrancará com uma intervenção de seis minutos do Bloco de Esquerda, seguida de uma intervenção de seis minutos do Executivo. No total, a discussão deverá durar cerca de uma hora e meia. No final do plenário desta sexta-feira, serão ainda feitas as votações regimentais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião