Portugal é o 7.º país da UE onde se trabalha mais anos

A duração média das carreiras em Portugal voltou a subir em 2019, para 38,2 anos, um aumento de dois anos e meio face a 2000. O país está em 7.º lugar na União Europeia, logo atrás da Finlândia.

O trabalho tem cada vez mais peso na vida dos portugueses. O indicador da duração média das carreiras profissionais continua em franco crescimento e atingiu em 2019 os 38,2 anos no país, um aumento de 0,2 anos face a 2018 e de 2,5 anos em relação ao ano de 2000, tendo em conta as pessoas que tinham 15 anos no ano passado.

Com a esperança média de vida a aumentar, fruto da evolução da tecnologia e da medicina, aumenta também o número de anos em que os cidadãos podem esperar trabalhar. Assim, enquanto há 20 anos era expectável que a carreira de um trabalhador português durasse quase 36 anos, agora, essa mesma carreira pode durar mais de 38, revelam os dados publicados esta segunda-feira pelo Eurostat.

O indicador para Portugal continua acima da média do conjunto dos países da União Europeia (UE), que atingiu em 2019 os 35,9 anos, um aumento de 0,2 anos face a 2018 e de 3,6 anos em relação a 2000. Portugal é o sétimo país do bloco com a carreira média mais longa, um ranking que é liderado pela Suécia, Holanda e Dinamarca, seguindo-se Alemanha, Estónia e Finlândia.

Duração média esperada das carreiras na UE:

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Olhando para o conjunto do bloco, o país figura no grupo de países em que o indicador se cifra no intervalo entre 38 e 40, onde estão também Finlândia, Estónia, Alemanha, Reino Unido e Noruega. Distancia-se, assim, de países como França (35,4 anos) ou Espanha (35,3), que surgem imediatamente abaixo da média da UE, e regista uma margem significativa dos últimos lugares do ranking, ocupados pela Itália (32), Croácia (32,5) e Polónia (33,6).

Duração média estimada das carreiras na UE:

O mapa mostra o número de anos que é expectável que dure as carreiras profissionais das pessoas que, em 2019, tinham 15 anos.Eurostat

Analisando por sexo, o Eurostat aponta que a duração média da carreira dos homens na UE era superior à das mulheres: “Era esperado que os homens trabalhassem mais anos do que as mulheres em 2019 (38,3 anos para os homens, comparando com 33,4 anos para as mulheres)”, refere o organismo de estatística. O fenómeno também era observado em Portugal: 39,6 anos para os homens e 36,8 anos para as mulheres.

Porém, o fosso entre os dois sexos tem vindo a reduzir-se ao longo dos anos. O instituto nota que a discrepância entre homens e mulheres na UE é cada vez menor: “Os homens trabalhavam mais 7,1 anos do que as mulheres em 2000, mas em 2019 a distância recuou para 4,9 anos”, refere a entidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o 7.º país da UE onde se trabalha mais anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião