PS e PSD chumbam audição de Costa Silva no Parlamento

O gestor escolhido por António Costa para coordenar a elaboração do plano de recuperação para os próximos anos não será ouvido pelos deputados.

O PS e o PSD chumbaram o requerimento para uma audição na Assembleia da República de António Costa Silva, o gestor da Partex e professor do Instituto Superior Técnico escolhido pelo primeiro-ministro para ser o responsável pela coordenação da elaboração do Programa de Recuperação Económica e Social 2020-2030.

O requerimento de audição apresentado pela Iniciativa Liberal (IL) foi discutido e votado esta segunda-feira na comissão de Orçamento e Finanças (COF). Na votação, o PS e o PSD votaram contra, o PCP e o BE abstiveram-se e a IL e o CDS votaram a favor, disseram os serviços de apoio da COF ao ECO. O PAN e o Chega estiveram ausentes da reunião.

A audição, com caráter de urgência, com António Costa Silva surge após os partidos terem criticado a hipótese — depois excluída — de este vir a reunir com as forças políticas para negociar o Programa de Recuperação Económica e Social 2020-2030. O gabinete do primeiro-ministro esclareceu posteriormente que será o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, a assumir a liderança deste processo após ultrapassada a fase do Orçamento Suplementar.

Na semana passada, o deputado da IL, João Cotrim Figueiredo, justificou o requerimento: “O seu escrutínio não deve ser deixado de fora da Assembleia da República. Cabe ao Parlamento conhecer e questionar, logo previamente, sobre a definição deste plano o mais urgentemente possível, habilitando igualmente os partidos para os momentos de contacto e negociação política com o Governo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS e PSD chumbam audição de Costa Silva no Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião