Economia norte-americana entrou em recessão em fevereiro

As quedas expressivas no emprego e na produção e o impacto que tiveram na economia justificaram a designação de uma recessão nos Estados Unidos.

Os EUA encerraram, em fevereiro, o maior ciclo de expansão económica alguma vez registado. Entraram, nesse mês, em recessão, como resultado da pandemia de coronavírus. As conclusões são do grupo privado que atua como árbitro para determinar os ciclos económicos na maior economia do mundo.

A magnitude do declínio no emprego e na produção, e o “amplo alcance” em toda a economia justifica a designação deste episódio como uma recessão, mesmo que acabe por ser mais breve que as contrações anteriores, explica o grupo, citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

A designação, que já era esperada, ocorre apenas quatro meses após o início da pendemia. Este grupo habitualmente espera mais tempo antes de fazer esta distinção, sendo que, por exemplo, quando a economia começou a cair no final de 2007, o grupo só identificou o início da recessão passado um ano. No entanto, a profundidade e a velocidade desta contração motivaram a decisão.

“A pandemia e a resposta à saúde pública resultaram numa desaceleração com características e dinâmicas diferentes das recessões anteriores”, reconheceu o grupo. O PIB caiu a uma taxa anual de 4,8% nos três primeiros meses do ano e prevê-se que o resultado para o período de abril a junho mostre um declínio ainda mais acentuado, de 20% ou mais. Já a taxa de desemprego subiu de um mínimo de 3,5% em fevereiro, para atingir 14,7% em abril e 13,3% no mês passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia norte-americana entrou em recessão em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião