João Leão é o novo ministro das Finanças

No dia em que o Conselho de Ministros aprova o orçamento suplementar, o Governo anuncia mudanças nas Finanças. Centeno vai ser substituído por João Leão e Mourinho Félix deve ir para o BEI.

A remodelação governamental está anunciada e, apesar de ser esperada, surge no mais improvável dos dias, quando é aprovada a proposta de Orçamento Suplementar para 2020. O ministro das Finanças, Mário Centeno, demitiu-se e vai ser substituído por João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento e o secretário de Estado-Adjunto e das Finanças vai regressar ao Banco de Portugal, mas deverá ser indicado, depois, pelo Governo para a vice-presidência do Banco Europeu de Investimentos (BEI), apurou o ECO.

Já depois da publicação desta notícia, saiu um comunicado oficial da Presidência a confirmar a remodelação: “O Presidente da República recebeu do Primeiro-Ministro as propostas de exoneração, a seu pedido, do Ministro de Estado e das Finanças, Professor Doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do Professor Doutor João Leão. O Presidente da República aceitou as propostas, realizando-se a cerimónia da posse no dia 15 de junho, às 10 horas”.

A notícia de que João Leão seria o novo ministro das Finanças, agora confirmado como ministro de Estado e das Finanças, foi avançada em primeira mão no ECO Insider da passada sexta-feira, exclusivo para assinantes:

  • “Há pelo menos duas explicações para esta escolha, uma política e outra técnica: O primeiro-ministro António Costa faz uma avaliação muito positiva de João Leão e, por outro lado, quer um ministro de perfil baixo, o que encaixa com as características do secretário de Estado que não gosta de dar entrevistas nem de aparecer. [Por outro lado], Costa quer dar prioridade à economia, e quer fugir à discussão sobre a austeridade e cativações num momento em que a economia vai afundar e será necessário criar confiança nos agentes económicos. Prefere, por isso, manter Pedro Siza Vieira como ministro de Estado e da Economia. Aliás, o próprio ministro, em entrevista ao ECO, garante que mão será ministro das Finanças, e quer continuar focado na coordenação da política económica do Governo”.

O comunicado da Presidência só revela a nomeação do novo ministro, mas o ECO sabe que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, deverá continuar em funções, enquanto o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, também vai sair, de regresso ao Banco de Portugal.

(Notícia atualizada às 13h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Leão é o novo ministro das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião