Pedro Sánchez pede patriotismo aos partidos para UE aprovar plano económico

  • Lusa
  • 14 Junho 2020

"Peço responsabilidade, peço altivez, peço, acima de tudo, patriotismo", disse Pedro Sánchez, dirigindo-se aos partidos espanhóis.

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, alertou, este domingo, que vários países estão reticentes ao plano europeu de reconstrução da economia, pedindo a todos os partidos espanhóis que atuem com “patriotismo” e o apoiem ativamente.

“Ninguém pode sonhar em lucrar, prejudicando os interesses de Espanha e de todos os cidadãos, por isso, peço responsabilidade, peço altivez, peço, acima de tudo, patriotismo“, disse, num apelo claro ao PP (Partido Popular). O objetivo é que o Conselho Europeu aprove o plano da Comissão Europeia e que esse entre em vigor o quanto antes, adiantou.

“Se a Espanha ganha, todos ganhamos, se a Espanha perde, não só perde o Governo de Espanha, mas perdemos todos”, enfatizou, frisando que o plano é “capital” para a recuperação e que inclui 500 mil milhões de euros em transferências diretas e 250 mil milhões em empréstimos.

Mostrando-se convicto de que a recuperação será mais rápida e efetiva com unidade, Sánchez citou o provérbio oriental: “Quando sopram ventos fortes, algumas pessoas dedicam-se a construir muros, enquanto outras constroem moinhos”. Na sua opinião, após o “vendaval” da pandemia existem apenas duas respostas possíveis: “ser um muro ou ser um moinho, divisão ou transformação”.

“Podemos utilizar a tempestade que temos vivido para a converter numa força positiva, de transformação”, para forjar alianças entre gerações, empresários e trabalhadores e “todos os povos de Espanha” e avançar na recuperação e crescimento, vincou. “Está nas nossas mãos transformar esta aspereza e dor em algo que nos faça melhorar e nos fortaleça como país”, frisou.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 430 mil mortos e infetou mais de 7,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 1.517 pessoas das 36.690 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Sánchez pede patriotismo aos partidos para UE aprovar plano económico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião