Sanlam reforça liderança continental com aquisição na Nigéria

  • ECO Seguros
  • 15 Junho 2020

A sul-africana Sanlam, maior grupo segurador africano, adquiriu os remanescentes 35% de capital da nigeriana FBN Insurance. Com esta operação assume também controlo integral da FBN General Insurance.

A transação, cujo montante não foi revelado, celebrou-se entre o grupo financeiro nigeriano FBN Holdings (vendedor) e a Sanlam Emerging Markets (adquirente e braço internacional de seguros do grupo sul-africano). Num comunicado, a Sanlam afirma que exerceu direito preferencial de aquisição e que a transação foi autorizada pelas autoridades competentes, tornando-se efetiva desde 1 de junho de 2020.

Citado no comunicado, Heinie Werth, CEO da Sanlam Emerging Markets, afirma que a estratégia da companhia tem como objetivo aprofundar a presença nos mercados em que opera. Reafirmando “o cometimento com mercado nigeriano”, a Sanlam considera que se trata “de um mercado chave no continente”. E, acrescenta: O continente africano “como um todo mantém-se como parte importante e integrante do crescimento da Sanlam.”

O grupo sul-africano surgiu em 1918 como seguradora do ramo vida. Ao longo da sua história diversificou-se em serviços financeiros e atualmente assume-se como um dos mais ativos no panorama segurador internacional. Presente em 44 países, o grupo Sanlam desenvolve operações em África, na Ásia (Índia; Malásia; Filipinas); Austrália; Reino Unido, Suíça, EUA; Arábia Saudita e dezenas de países africanos, entre os quais Moçambique e Angola.

Sanlam Group (1918-2020). Líder de seguros em África está presente em 44 países, estendendo operações à Ásia, EUA, Europa e Austrália.


O mercado africano de seguros representava cerca de 68,4 mil milhões de dólares em 2018 (+5% face a 2017), correspondendo a cerca de 1,5% do total mundial de prémios
. A África do Sul constitui o maior mercado do continente e, segundo dados da Sigma, em 2018 pesava cerca de 70,5% do total, enquanto Marrocos (2º maior) respondia por uma quota próxima dos 7% do mercado africano.

Covid-19 penaliza desempenho do grupo até abril

Com elevado nível de exposição global, em termos geográficos e ao mercado de capitais, a área de investimento do grupo Sanlam não escapou ao efeito de volatilidade resultante do impacto global da pandemia (covid-19). Dias depois de anunciar a transação que reforça sua posição na Nigéria, a entidade divulgou indicadores sobre o quadrimestre de janeiro a abril de 2020, apontando queda de 21% no resultado consolidado do grupo. Excluindo o impacto negativo da covid-19, o lucro cresceu 13%, indica a instituição.

Apesar dos desafios, na África do Sul e dos encerramentos a que a pandemia obrigou nos restantes mercados em que o grupo opera, a Sanlam realça a rapidez da resposta dada à continuidade do serviço (desde 29 de março colocou 90% do pessoal a trabalhar desde casa) e refere que os resultados operacionais apresentados são “sólidos.”

Citado no comunicado, o presidente executivo (CEO) do grupo Sanlam, Ian Kirk, afirma: “Estamos satisfeitos com os nossos resultados durante os quatro meses até 30 de abril de 2020, no contexto do ambiente operacional que enfrentámos.”

Sendo um dos pilares operacionais do grupo financeiro organizado por clusters de negócio, a Sanlam Emerging Markets (SEM) é o braço de expansão internacional do negócio segurador do grupo financeiro fora da África do Sul (seguros vida: seguros gerais; bancaseguros, saúde gestão de património e saúde). A SEM – presente em 33 dos 44 países em que o grupo opera – fechou o quadrimestre com incremento de 43% em novos negócios, impulsionada pelo desempenho no Quénia e na Namíbia, mas também da região da África francófona.

Depois de concluir a aquisição da marroquina Saham Finance, em 2018, por montante global equivalente a 1 000 milhões de dólares (a maior aquisição nos cerca de 100 anos de história do grupo), a Sanlam acrescentou 26 mercados ao seu portefólio (sobretudo nos países francófonos da África ocidental), consolidando o domínio incontestável no continente e a garantir também a liderança no mercado marroquino (2º maior do continente, depois da África do Sul).

Por seu lado, a Santam (detida em 60% pela Sanlam) é outra das participadas do grupo sul-africano. Corporiza a frente mais inovadora do conglomerado financeiro junto de particulares de médio e alto rendimento e desenvolve atividade em linhas especializadas do negócio segurador e resseguro nos mercados emergentes, operando ainda em soluções de curto prazo (MiWay) em seguros Vida e morte (MiWayLife). Devido ao impacto da pandemia, a operação desta subsidiária foi afetada sobretudo por cancelamentos nas coberturas de eventos e seguros de viagem, explica o mesmo comunicado.

No entanto, de acordo com os números divulgados, a Santam registou um incremento de 33% no volume de novos negócios, contabilizando receitas de 96 mil milhões de rands (cerca de 4,97 mil milhões de euros) nos quatro meses até abril.

Em termos de requisitos de capitais de solvabilidade, o Sanlam Group apresentava um rácio de 201% no final de março de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sanlam reforça liderança continental com aquisição na Nigéria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião