5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que é discutida a proposta de Orçamento Suplementar no Parlamento, o INE vai revelar os dados da atividade turística e Portugal vai emitir até 1.250 milhões de euros em bilhetes do Tesouro.

A pandemia levou a uma retificação ao Orçamento do Estado para 2020 que se formalizou na proposta de Orçamento Suplementar e que vai começar a ser discutida esta quarta-feira no Parlamento. Além disso, será também importante seguir a evolução da atividade turística em abril. Nos mercados, o instituto que gere a dívida pública portuguesa vai emitir até 1.250 milhões de euros em bilhetes do Tesouro, já a OPEP divulga novas estimativas sobre a procura de petróleo.

Orçamento Suplementar vai a votos na generalidade

O Orçamento Suplementar, que concretiza as propostas do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), vai ser discutido e posteriormente votado na generalidade esta quarta-feira na Assembleia da República (AR). Depois disso, o documento baixará à comissão parlamentar, sendo que o processo no Parlamento só termina a 3 de julho, data da votação final global. Ainda antes da discussão, o Governo enviou à AR um parecer que determina que os deputados não podem aprovar quaisquer medidas que impliquem uma redução das receitas ou aumento das despesas.

Qual foi o impacto da pandemia no turismo em abril?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados relativos à atividade turística em abril. Se em março os efeitos da pandemia já se sentiram em força, em abril a queda poderá ainda ser mais abrupta, já que Portugal esteve em lock-down de 18 de março ao início de maio. Segundo o gabinete de estatística, em março o número de hóspedes que passou pelos alojamentos turísticos nacionais caiu 62,3%, totalizando os 697,7 mil. Tanto os hóspedes estrangeiros como os nacionais caíram para mais de metade.

Tesouro vai voltar ao mercado de dívida de curto prazo

Portugal vai voltar, na próxima semana, ao mercado de dívida de curto prazo. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, que gere a dívida pública portuguesa, vai emitir até 1.250 milhões de euros em bilhetes do Tesouro (BT) a três e 11 meses. A última vez que Portugal se financiou com estas maturidades foi no pico da pandemia, a 15 de abril, quando os investidores mostravam maior nervosismo quanto ao impacto do coronavírus nas finanças públicas dos países.

OPEP divulga novas previsões para o petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica o relatório mensal para o mercado petrolífero, com novas estimativas sobre o impacto da pandemia na procura pelo “ouro negro”. Esta terça-feira, nas primeiras previsões para o próximo ano, a Agência Internacional de Energia prevê um salto sem precedentes de 5,7 milhões de barris por dia da procura mundial em relação a 2020. Face a este relatório, o Brent, em Londres, chegou a negociar acima dos 41 dólares por barril, já o WTI, em Nova Iorque, superou os 38 dólares.

Final da Champions vai ser em Lisboa?

A UEFA revela esta quarta-feira o plano para a conclusão das competições europeias, que estão suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. Tal como avançado por vários órgãos de comunicação social europeus, é expectável que Lisboa seja o palco escolhido para receber os jogos dos quartos-de-final, meias-finais e final da Champions League. No início do mês, o Presidente da República já tinha manifestado o seu agrado, caso a notícia se confirme. A final estava agendada para Istambul, mas face à pandemia a capital turca deverá perder esse direito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião