Consumo dos portugueses está 14% abaixo da média da UE

Em 2019, Portugal aparece como o 15.º país com o consumo individual efetivo mais alto da União Europeia. Ainda assim, está 14% abaixo da média europeia.

No ano passado, o consumo individual efetivo (CIE) de Portugal ficou 14% abaixo da média da União Europeia (UE), de acordo com os dados do Eurostat. Este desempenho mostra uma melhoria face a 2018, ano em que este indicador ficou 18% abaixo da média europeia.

Portugal aparece na 15.ª posição, com um consumo individual efetivo de 86% da média europeia, numa comparação feita em paridades de poder de compra. Assim, o país está 14% abaixo da média europeia. No fim da tabela surgem a Bulgária (59%), a Croácia (66%) e a Hungria (67%). O Eurostat revela também que há apenas nove Estados-membros que apresentam um nível de bem estar material superior à média europeia: Luxemburgo (35% acima da média), Alemanha (23%), seguida pela Áustria (18%), Dinamarca (16%), Bélgica (15%), Holanda (14%), Finlândia (13%), Suécia (12%) e França (9%).

O Eurostat faz ainda uma análise ao Produto Interno Bruto (PIB) por habitante — um indicador de atividade económica –, concluindo que, no ano passado, o PIB per capita de 10 Estados-membros ficou acima da média europeia, com o Luxemburgo a liderar novamente essa tabela estando 61% acima da média, à frente da Irlanda e da Suíça. Portugal surge com um PIB per capita 19% abaixo da média da UE. No fim da tabela aparece a Albânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo dos portugueses está 14% abaixo da média da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião